Notícias

21.11.2012
INFORMAÇÕES SOBRE A INSALUBRIDADE CAGEPA

Informamos aos companheiros e companheiras trabalhadores e trabalhadoras da CAGEPA que, muito embora não tenhamos assinado nosso ACT, por conta de insistência negativa da Diretoria da CAGEPA em  discordar de clausulas que consideramos muito importantes para categoria a  exemplo: Realinhamentos dos Técnicos e das renovações das clausulas dos acordos coletivos anteriores, sem falar que a Diretoria da CAGEPA quer a todo custo acabar com o horário de 6 horas para os atendentes comerciais e leiturista, situação essa que não permitiremos.

Contudo, informamos que a cláusula DA INSALUBRIDADE, abaixo descrita é uma questão já pacificada, uma vez que durante todo o processo de negociação nós a defendemos, se tornando portanto uma conquista para os cagepianos, a Diretoria do STIUPB defende essa uma luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia.


Veja abaixo a descrição da cláusula:


CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - DA INSALUBRIDADE


A CAGEPA se obriga a pagar, o Adicional de Insalubridade correspondente ao percentual de 28% (vinte e oito por cento) sobre o valor da Faixa Salarial FS1 – Nível A do Plano de Cargos e Salários – PCS, a todos os empregados que estejam trabalhando em locais insalubres e/ou no manuseio de produtos químicos, como: SULFATO e CAL.


PARÁGRAFO PRIMEIRO – No caso específico de empregado que trabalha em Serviço de Esgotamento Sanitário, o referido adicional de insalubridade será correspondente a 40% (quarenta por cento) sobre o valor da Faixa Salarial FS1 – Nível A do Plano de Cargos e

Salários.

PARÁGRAFO SEGUNDO - O referido benefício será concedido após apreciação de uma comissão paritária formada em comum acordo entre CAGEPA e o SINDICATO.


Dito isso, anexamos o documento oficial da CAGEPA que estabelece a Comissão de Insalubridade e nomeia seus membros, então, como pode-se perceber no documento, a comissão não tem qualquer poder para discutir ou deliberar sobre outras questões.


Dessa maneira, não entendemos os motivos que fizeram a Diretoria da CAGEPA cortar as Gratificações de Insalubridade e Periculosidade, uma vez que nós do STIUPB não discutimos nem deliberamos sobre esse assunto em nenhum momento e nem autorizamos usar o nome de nosso SINDICATO para justificar tais atos.


Assim sendo, solicitamos aos companheiros que estão sendo prejudicados pelo corte de suas insalubridades, que entrem em contato com nosso Sindicato para que possamos apresentar nossas orientações.

 

Outras notícias