Notícias
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas na Paraíba (STIUPB), Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB) e o Sindicado dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) e outras entidades sindicais, realizou na manhã desta sexta-feira (26/07), na AABB em Campina Grande o seminário Sobre Assédio Moral.
A temática foi discutida na conjuntura atual, buscando instruir e impulsionar as entidades presentes a uma maior fiscalização, assistência e acolhimento as vítimas de assédio moral, que vem crescendo cada vez mais não só no País, como na Paraíba.
O palestrante Dr. Roberto Heloani, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Getúlio Vargas destacou que as associações de trabalhadores têm um papel determinante na luta contra a desmoralização desta prática, que embora latente dentro dos ambientes de trabalho, tem sido abafada pelo poder público.
Roberto Heloani ressaltou ainda que centenas de pessoas estão adoecendo por causa do trabalho, e o assédio moral se encontra entre uma das principais causas.
“O Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo”. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho, a novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e na tentativa de banalização desse fenômeno pelos chefes, encarregados, gerentes, enfim, por quem pensa que trabalhador não sofre a interferência da ignorância, E para combater esse tipo de comportamento abusivo, não perca tempo, denuncie não se cale, o sindicato pode lhe ajudar, ressaltou Wilton Maia.
