Notícias

30.07.2013
GREVE na CHESF termina com avanços para classe trabalhadora.

A GREVE na CHESF termina amnhã as 00:00, essa foi a decição tomada pela categoria hoje (30/07) durante assembleia realizada em Campina Grande, a categoria avaliou que a mobilização a capacidade de enfrentamentamento e sobretudo a aorganização dos trabalhadores juntos ao Sindicato e a Federação, troxe avanços para categoria dos eletricitarios chesfianos. É bem verdade que a decião liminar proferida pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST, trouxe muitas preocupações para os trabalhadores que em assembleia que a GREVE deveria continuar mesmo com a multa de 50 mil reais.

O presidente do STIUPB, Wilton Maia, afirmou "estamos concientes que nossa missão é defender os interesses da classe trabalhadora, e temos feito isso com muita intensidade, portanto, as decições da categoria são soberanas, hoje saimos com conquistas econimicas e politicas, mas, nunca podemos deixar de ressaltar que em um processo de negociação existem variaves que podem dá certo e também podem dá errado, depende de vários fatores, como por exemplo a capacidade de organização e coesão da categoria , além dos elementos politicos e econômicos que muitas vezes não depende da vontade do sindicato ou dos trabalhadores, enfim, esamos contentes por mais uma vitoria da classe trabalhadora, ponderou.

O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Franklin Gonçalves, destacou que  a proposta do presidente do TST foi ponderada e sobraram poucos pontos passíveis de discussão. O sindicalista reconheceu que o aumento de salários acima da inflação  é a questão mais delicada da negociação. Na reunião, ele responsabilizou o governo pelo impasse com os trabalhadores. "Insisto em dizer que está faltando muito pouco em termos de ganho real para a gente fechar um acordo coletivo", disse.

Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente, Eduardo Anunciato, o Chicão, as negociações no tribunal avançaram um pouco e o acordo sugerido pelo ministro é "de bom tom". Representante dos trabalhadores da Eletronuclear, Furnas e Eletrosul, o sindicalista disse que é preciso sensibilizar o governo, e anunciou que vai submeter a proposta de retorno ao trabalho às assembleias das três subsidiárias.

 

Sendo asim vejam como ficou proposta de conciliação:

 

RESUMO DA ATA DE REUNIÃO DE CONCILIAÇÃO REALIZADA NO DIA 29/07/2013 NO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO.

 

01 - IPCA de maio de 2013 sobre salários e benefícios (6,5%), mais 1,0 % em Janeiro de 2014.

02 - Vale alimentação; 30,00 reais, retroativo à maio de 2013, mais abono de 04 talões no total de 3.000,00.

03 - Em 2014  reposição do IPCA, mais ganho real de 1% em maio e mais 0,5% em Setembro do mesmo ano, mais abono de 04 talões de vale alimentação.

04 - A Eletrobrás concorda que a FNU apresente nova redação sobre o cálculo da periculosidade.

05 - A Eletrobrás retira a proposta de congelamento do adicional de tempo de serviço.

06 - Não haverá restrição de beneficio para os futuros trabalhadores.

07 -(Greve 2012) Serão colocadas em banco de horas trabalhadas, 50% das horas compensadas dos dias parados em 2012.

08 -(Greve 2013) Serão divididos os dias úteis (9 Dias )entre abono e compensação dos dias parados em 2013; entretanto FNU defende o abono integral.

09 - o ministro presidente do TST, solicitou as entidades sindicais que encaminhe a proposta de retorno aos serviços a partir da 00:00 Hora de Quarta-Feira dia 31/07/2013.

10 - Ficou designado o prosseguimento da audiência de conciliação para primeiro de Agosto (01/08/2013) às 15:00 horas, quando retornarão as negociações.

 

 

Outras notícias