Notícias

08.08.2013
APÓS ASSEMBLEIA APROVAR PROPOSTA DE ACORDO, TERMINA A GREVE NA CHESF !

Em assembleia realizada hoje (08/08) as 15:00 horas na sede da Chesf em Campina Grande a categoria decidiu de forma soberana , aceitar a proposta de fechamento do Acordo Coletivo de trabalho 2013/2015 , sendo assim, os trabalhadores do sistema elétrico nacional terminar uma GREVE e saem do movimento paredista reconhecendo a  vitoria de um processo de luta de classes que teve inicio no dia 15 de julho, com isso retornarão ao trabalho a partir de sexta-feira (09).

Na negociação não foi fácil, e a Eletrobrás acional a justiça pedindo a ilegalidade da GREVE , fato que foi rejeitado pela justiça do trabalho, depois ocorreu uma audiência que foi  mediada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e ontem após audiência de conciliação a Diretoria da empresa aceitou pagar um aumento real escalonado (até 2014), além da reposição da inflação pelo IPCA (6,49%), retroativa a 1º de maio (data-base), além garantir a manutenção dos demais benefícios que constavam no acordo coletivo anterior, dessa maneira,  a proposta, de reposição salarial será acrescida de um reajuste salarial de 0,8%. Em janeiro de 2014, além de outro aumento real de 0,7%, e, em setembro de 2014, mais 1%.

Os dias parados na greve !

Os dias parados na greve deste ano serão compensados, até um total de cinco dias, e o restante será abonado pelas empresas do grupo. O adicional de periculosidade continuará a ser pago da mesma forma como era até 10 de dezembro de 2012, quando foi publicada a lei 12.740/12, para os trabalhadores contratados até esta data. Até a publicação da lei, a base de cálculo para o pagamento do adicional de periculosidade era a remuneração do empregado.

 

O presidente do STIUPB, Wilton Maia, agradeceu os trabalhadores e trabalhadoras da CHESF pela disposição a apoio nessa luta, que não é do sindicato, mas, de toda categoria, que entendeu não existir vitória sem luta.

 

Outras notícias