Notícias

14.11.2013
ConeservPB: Servidores Públicos aprovam dia de paralisação na Paraíba

No próximo dia 4 de dezembro, os servidores públicos estaduais estarão nas ruas em toda o Estado para um dia de paralisação e mobilização em defesa do serviço público, que entrou num processo de precarização e crise generalizada na gestão do Governador Ricardo Coutinho.

 

A deliberação do dia estadual de mobilização conjunta foi aprovada, por unanimidade, na plenária do 1º ConeservPB – Congresso do Servidores Públicos Estaduais, que reuniu delegados representantes de mais de 30 entidades que integram o Fórum dos Servidores, na tarde desta terça-feira (12), na Caixa Beneficente da Polícia Militar, no bairro de Manaíra, em João Pessoa.

No período da manhã, os servidores aprovaram o regimento do Congresso, bem como relataram os problemas que cada área enfrenta e que estão comprometendo, sobremaneira, a prestação de serviços à população. Em comum, eles destacaram a falta de diálogo com as categorias, a não realização de concurso público, falta de investimento na máquina administrativa, despeito aos planos de carreira e a precarização dos serviços.

Algumas explanações comoveram os participantes do ConeservPB, ante a crise instalada em todos os setores em virtude da falta de compromisso do Governador para com as causas do serviço público.  A crise afeta todas as áreas. Na saúde, por exemplo, há enfermeiros em estado de depressão, pensando em suicídio devido à precarização dos serviços, carga horária de trabalho que acumula e os salários incompatíveis com as atividades desempenhadas.

Foram aprovadas ainda no ConeservPB cinco moções repúdio em defesa dos servidores público, uma delas condena, veementemente, a perseguição e assédio moral porque vem passando profissionais de saúde do Hospital de Trauma de João Pessoa, da Maternidade Regional de Patos e do Samu, de Guarabira.

O 1º ConeservPB foi aberto na segunda-feira (11), com palestras dos senadores paraibanos Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rego (PMDB). Os dois parlamentares proferiam palestra sobre A atual conjuntura dos serviços e dos servidores públicos do Estado. Os dois criticaram, veementemente, o Governador, destacando a prática ditatorial com que governa o Estado.

Segundo Vital do Rêgo, é preciso continuar a luta contra o poder totalitário de Ricardo Coutinho. “Não é a toa que hoje o estado gasta mais com propaganda e publicidade do que com saúde, educação e segurança pública”, destacou. Entre outros, Cícero Lucena lembrou que os compromissos assumidos durante o período de campanha não foram cumpridas, como o permanente diálogo com os servidores.

O senador Cássio Cunha Lima foi convidado para discutir os problemas no serviço público, no entanto, não compareceu ao evento.

O Congresso dos Servidores foi promovido pelo Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado da Paraíba, que congrega mais de 30 entidades e que recebeu, durante o evento, a adesão de novas representações.

 

Outras notícias