Notícias

24.11.2013
Jornal do STIUPB - Edição de Novembro

SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!

O ano de 2013 deixará marcas profundas na história recente do movimento popular brasileiro. As “jornadas de junho”, vanguardeadas pela juventude, deixaram como lição para o conjunto da classe trabalhadora que o caminho da mobilização permanente é a única garantia de vitória em nossas lutas.

Usando suas ferramentas de mobilização, o movimento sindical não ficou para trás nesse contexto. Paralisações e greves se espalharam de norte a sul do país, onde o conteúdo das reivindicações não ficou tão somente nas questões salariais, tendo destaque à luta contra a PL 4330 (das terceirizações) e a recente luta contra o Leilão do Pré-sal.

O STIUPB não ficou distante dos debates, da organização e da participação nas mobilizações. Lembrando que nesse ano realizamos várias paralisações e greves, na CAGEPA, ENERGISA e na CHESF. Além da realização de dois seminários importantes, Saneamento Básico e Assédio Moral. Nosso setor jurídico tem atuado fortemente em defesa dos direitos trabalhistas, contabilizando mais de mil processos em andamento e vários com vitórias significativas na busca das garantias dos direitos coletivos e individuais. Nossa Patrulha Sindical já realizou mais de 600 fiscalizações desde o inicio do ano e tem sido fundamental no combate a precarização das condições de trabalho.

A confiança da categoria tem sido uma marca de nossa gestão. Quem se lembra de como era o STIUPB antes de nossa gestão (até 2010) sabe do que estou falando. E hoje, chegando ainda ao terceiro ano de atuação sindical temos recebido apoio em todas as regionais, seja na ENERGISA, CAGEPA ou CHESF, fruto do compromisso firmado com a categoria, fato que temos demonstrado durante as diversas campanhas, lutando com intransigência para garantir os direitos dos trabalhadores.

Mesmo diante de tantos problemas, encontrados no início da gestão em 2011, nunca nos acovardamos e com muita determinação e confiança na luta erguemos a bandeira em defesa dos trabalhadores. As declarações que recebemos diariamente dos trabalhadores reconhecendo o trabalho realizado nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Ainda há muito que fazer e disposição nos sobra. É preciso avançar nossas lutas tendo como horizonte a construção de uma sociedade sem a exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista.

Por tudo isso, convocamos você trabalhador ou trabalhadora, que teve a paciência de ler com atenção cada palavra que foi escrita, a nos ajudar a construir um movimento sindical cada vez mais forte, e, sobretudo a assumir a condição de protagonista das decisões de nossa base para que outros não façam.

Wilton Maia

Presidente do STIUPB


Veja aqui todo o conteúdo do JORNAL DO STIUPB

 



 

Outras notícias