Notícias

02.02.2014
Cagepianos são agredidos em assembléia realizada pelo Stipdase em João Pessoa

O Presidente do Sindicato dos trabalhadores das Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB), Wilton Maia e o companheiro Sandro Marcelino, foram agredidos fisicamente durante assembléia realizada no Stipdase (sindicato dos funcionários da Cagepa apenas da Capital), em João Pessoa.

Os fatos lamentáveis ocorreram na noite da última sexta-feira (31/01), na capital paraibana, em uma “assembléia” que durou apenas 16 minutos e que tinha por objetivo discutir e deliberar sobre os seguintes temas: Reforma EstatutáriaExtensão da base territorial de Municipal para Estadual; modificação do nome do Stipdase; além da extensão do mandato da atual diretoria para 4 anos, bem como, a criação da diretoria do Alto Piranhas. Assim, ainda na leitura dos pontos da pauta,  Wilton Maia, solicitou que um dos pontos de pauta da referida “assembléia” fossem destacadas para debate. Ele juntamente com outro trabalhador da CAGEPA o Sr. Sandro Marcelino, reiteraram o pedido, ou seja, o uso da palavra, e a diretoria do Stipdase negou. Daí para frente começou as agressões tanto físicas como morais ao presidente do Stiupb e ao companheiro Sandro Marcelino.

Segundo Wilton Maia “nosso objetivo, era discutir apenas o ponto de interesse do STIUPB, ou seja, debater essa questão de base territorial, bem como reivindicaríamos que fosse respeitada a LIMINAR da 2ª Vara do Trabalho de João Pessoa, que determinou que o Stipdase não discutisse em assembléia o assunto da extensão de base territorial, pois, tal base pertence ao STIUPB”.

Porém, como o maior interesse do Stipdase é ter a sua Base Territorial em toda Paraíba, não pensaram duas vezes e deram um show de autoritarismo, arrogância e prepotência, tudo isso financiado com o apoio político da diretoria da CAGEPA, visto que chegaram a liberar os trabalhadores do trabalho, ou seja, deram abono do ponto. Os membros do Stiupb viram uma assembléia que foi totalmente assessorada pela diretoria da CAGEPA, que não se deram conta nem de esconder os assessores da diretoria da empresa, em um flagrante claro de conflito de interesses.

Assim, revoltados com o que foi determinado pela justiça, o Stipdase resolveu realizar a assembléia, contrariando a Liminar da Justiça do Trabalho.(VEJA AQUI A LIMINAR )

Mesmo sob liminar o Stipdase realizou a assembléia em apenas 16 minutos e sem dar nenhum tipo de chance aos trabalhadores fazer comentários, perguntar e dar sugestões. O encerramento foi imediato alegaram que tudo tinha sido aprovado, mas devido a todos os dados terem sido filmados, gravados e fotografados, tudo vai parar novamente na justiça.

A diretoria do STIUPB Informa aos cagepianos, que está cada vez mais firme e que essa tentativa de GOLPE contra o STIUPB não dará em nada. Segundo o presidente do STIUPB, Wilton Maia, tudo isso ocorre porque o STIUPB está defendendo a classe trabalhadora, diferentes daqueles que preferem estar juntos com a diretoria da CAGEPA para tirar os direitos dos cagepianos. “Não vamos fazer parte desse jogo de interesse político partidário, somos um sindicato de trabalhadores e não uma agremiação partidária”, frisou Wilton.

Por isso, o STIUPB, único e verdadeiro representante da categoria, convoca todos os companheiros da CAGEPA para se juntarem ao seu sindicato e darmos início a Campanha Salarial 2014, uma vez que a categoria se encontra com salários defasados e sem as devidas condições de trabalho. De acordo com Wilton Maia, basta citar que a CAGEPA sequer distribuiu o básico como, por exemplo, o fardamento e os EPI’s. “Sem falar nas estruturas físicas dos reservatórios e elevatórias, ETAs locais onde vários companheiros trabalham sem sequer terem uma cadeira para sentar e, em muitos casos, nem banheiros existem”, afirmou.

Conforme Wilton, o sindicato tem muitos desafios e não será uma tentativa de GOLPE que irá calar o STIUPB. “Todos sabem que  antes de nossa  gestão no sindicato, vários membros da antiga diretoria do STIUPB viviam bajulando os diretores da CAGEPA, diferente de hoje que fazemos a luta, denunciamos os problemas e defendemos os interesses da classe, estamos sendo atacados, então, vamos à luta cagepianos e cagepianas, pois, só conquista quem luta”, finalizou Wilton Maia.

Veja o vídeo de toda a "Assembleia" abaixo:
VEJA O VIDEO AQUI

 

Outras notícias