Notícias
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) e entidades sindicais da Paraíba realizaram na tarde desta quarta-feira (5) uma sessão extraordinária do Fórum de Servidores Públicos do Estado da Paraíba. No encontro, que ocorreu no auditório da sede do STIUPB, os representantes dos sindicatos manifestaram total apoio e solidariedade à tentativa de golpe sofrida pelo Sindicato dos Urbanitários e decidiram fazer uma nota de repúdio contra a unicidade sindical promovida pelo Stipdase.
Além da nota, os sindicalistas discutiram que mais ações práticas devem ser tomadas, como forma de repúdio a “assembléia” realizada na última sexta-feira (31), pelo sindicato de João Pessoa, que teve como objetivo retirar a representatividade do STIUPB em lutar pelas causas dos trabalhadores da Cagepa no Estado.
“Foi lamentável as agressões físicas e morais que sofremos na última sexta-feira, companheiros! Como trabalhadores da Cagepa, queríamos só ter o direito de contestar um ponto que estava na pauta da referida assembléia. Mas nem isso tivemos direito, fomos agredidos tanto fisicamente como moralmente. Não podemos mais aceitar situações como essa”, afirmou, na abertura do fórum, o presidente do STIUPB, Wilton Maia Velez.
Após a fala de Wilton, foi mostrando o vídeo da “assembléia” para os presentes. Os representantes das entidades ficaram estarrecidos com as imagens antidemocráticas mostradas no vídeo. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Campina Grande, José Nascimento Coelho, o STIUPB deve acionar a justiça para que seja executada a sentença que proíbe o sindicato de João Pessoa de praticar qualquer ato fora da sua base territorial, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
Já o presidente do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, Rostand Lucena, reforçou o exposto por José Coelho e afirmou que o Sindicato dos Urbanitários deve solicitar uma audiência com o governador para expor o caso. “É inadmissível o que constatamos no vídeo da ‘assembléia’ de sexta, além das agressões físicas sofridas pelos companheiros do STIUPB, vimos o autoritarismo e as medidas antidemocráticas práticas pelo sindicato da capital”, lamentou.
A diretora da CUT-PB/Sintep em Campina Grande, Keila Pimentel, ressaltou que a CUT do Estado repudia a “assembléia” realizada na última sexta-feira em João Pessoa. “Vimos que esse ato de sexta-feira foi uma manobra política-partidária utilizada por quem está no poder, para prejudicar o STIUPB, que defende os trabalhadores”, afirmou.
No encontro desta quarta-feira, o representante da CTB/PB, José Gonçalves, demonstrou em nome da CTB total solidariedade ao Sindicato dos Urbanitários e afirmou que é necessária a realização de ações conjuntas para o fortalecimento das unidades sindicais do Estado. Já o diretor do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado da Paraíba, repudiou as cenas de agressão ocorridas na última sexta-feira e ressaltou que, a “assembléia” foi uma clara manobra política que teve como objetivo tentar acabar com a representatividade do STIUPB junto aos trabalhadores.
Estiveram presentes no Fórum de hoje representantes da CUT-PB, SINTAB,SINTEP, Sindicato dos Frentistas, Força Sindical, Movimento Luta de Classes, CTB, Clube dos Oficiais, DCE UFCG, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Campina Grande, AFRAFEPB e o MLB.
e/ou siga no Twitter: twitter.com/STIUPB
