Notícias

21.03.2014
Trabalhadores participam da abertura do 2º Seminário de Saneamento Básico hoje (21) em Patos

Dezenas de trabalhadores participaram, na manhã desta sexta-feira (21), da abertura do 2º Seminário de Saneamento Básico, na cidade de Patos, no Sertão do Estado. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, que falou da importância da realização do seminário como forma de difundir o conhecimento entre os trabalhadores.

Após a abertura do 2º Seminário de Saneamento Básico realizada pelo presidente do Stiupb, o professor e ambientalista Ramiro Pinto ministrou a palestra “Sustentabilidade da Gestão dos Recursos Hídricos”. Na palestra, o professor, que tem doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mais de 30 anos de militância em prol da defesa ambiental, explicou aos presentes que a falta de uma política eficiente de gestão dos recursos hídricos é a principal causa da falta d’água em cidades do Estado.

“A seca é um problema cíclico, não podemos ficar só esperando pelas chuvas para resolver o problema da escassez de água. O governo deveria ter um planejamento e uma gestão eficiente para enfrentar a estiagem, mas infelizmente não tem. O que vemos é remendos de planos para a gestão dos recursos hídricos, o que acaba não surtindo nenhum efeito e quem sai prejudicada é a população”, comentou Ramiro Pinto.

O ambientalista também explicou que nesse período de estiagem o governo deveria fazer o desassoreamento dos mananciais, para quando chover eles terem uma maior captação de água. “Outra medida importante que o poder público deveria fazer era a recuperação das áreas de proteção permanente às margens dos mananciais e assessorar os irrigantes, que infelizmente usam agrotóxicos de forma indiscriminada nas plantações próximas aos açudes”, afirmou Ramiro Pinto.

Em seguida, ocorreu um debate entre os trabalhadores presentes em torno do tema em questão.

 

 

Outras notícias