Notícias

15.04.2014
Operadores da Cagepa trabalham em condições sub-humanas em Paulista-PB

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) constatou mais um caso de descaso da Cagepa. Em visita a Estação Elevatória localizada no Sítio Orondongo, na cidade de Paulista, Sertão do Estado, uma equipe do Stiupb verificou que os operadores da estação trabalham em condições sub-humanas para que não falte água na cidade.

Os problemas constatados foram: os operadores da estação manuseiam máquinas de alta-tensão sem nenhum equipamento de segurança, e não recebem o beneficio de periculosidade por ficarem expostos a grandes voltagens e ao barulho das bombas; não existe funcionário responsável para fazer a limpeza do local, tendo os próprios operadores que limpar a estação, para não contraírem doenças; os equipamentos e as bombas são antigos e enferrujados, o que compromete o funcionamento da estação; os operadores ficam mais de 24h de plantão e não recebem horas-extras.

Outra queixa dos trabalhadores, é a falta de treinamento para desempenhar as atividades. Segundo eles, há operadores que trabalham na empresa há mais de 10 anos e nunca receberam nenhum tipo de treinamento para manusear os equipamentos. 

O difícil acesso ao local é outro problema enfrentado pelos funcionários. De acordo com os trabalhadores, quando chove é necessário atravessar o Rio Piranhas de canoa para chegar a estação e trabalhar.

O Stiupb solicita a diretoria da Cagepa, que forneça os equipamentos de segurança para os trabalhadores e melhore as condições de trabalho no local, sob pena de denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

 

Outras notícias