Notícias

20.05.2014
Stiupb rejeita contraproposta apresentada pela diretoria da Cagepa de reajuste salarial de apenas 3%

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) participou na tarde desta terça-feira (20) da segunda mesa redonda com a direção da Cagepa para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2016. Na reunião, que ocorreu no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Campina Grande, a categoria  rejeitou a contraproposta apresentada  pela empresa  de reajuste salarial de 3% e aumento de 5% no valor do ticket alimentação.

A contraproposta não satisfaz as necessidades dos trabalhadores, que reivindicam um reajuste salarial de 15% e aumento do ticket alimentação dos atuais R$ 590,00 para R$ 750,00.

Para o presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, a contraproposta da empresa de reajuste salarial de apenas 3% representa a falta de respeito da diretoria da Cagepa para com as necessidades da classe trabalhadora. “Essa contraproposta reproduz a política de arrocho salarial defendida pelo Governo do Estado e que está sendo reproduzida na Cagepa. O percentual oferecido fica muito abaixo do índice de inflação, uma total falta de respeito com os trabalhadores”, comentou.

O reajuste salarial reivindicado pelos trabalhadores da Cagepa é baseado nos indicadores econômicos apurados pelos institutos de pequisas especializados: INPC/IBGE: 5,24%, IPC/FIPE : 4,9%, IPC do IGP-DI/FGV: 6,64%, ICV do DIEESE: 7,22%, média de 5,85%, os dados são do período de: 1° de maio de 2013 a 30 de abril de 2014; mais um acréscimo de 9,15%, referente as perdas salariais dos anos de 2011, 2012 e 2013, com isso, totaliza o percentual de 15%, que é a reivindicação da categoria.   

Caso negociações não avancem, categoria realizará paralisação de advertência

Uma nova mesa redonda foi marcada para o próximo dia 02 de junho, na sede do MTE em Campina Grande. Caso a empresa não avance nas negociações e não apresente uma contraproposta satisfatória, será deflagrada pela categoria uma paralisação de advertência de 72h, com indicativo de greve.

 

clique na imagem e baixe nossa proposta do ACT 2014

 

Outras notícias