Notícias

29.07.2014
Nível do Boqueirão é o menor em 15 anos e Campina poderá sofrer racionamento

O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, atingiu na última segunda-feira (29) o nível mais baixo dos últimos 15 anos e o menor de sua história: 29% do seu volume de armazenamento ou 123 milhões de metros cúbicos. A bacia do Rio Paraíba, do qual o manancial faz parte, também é uma das mais secas, com 15 açudes, dos quais três já secaram e oito tem menos de 35% da capacidade. Os dados são da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) e do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (Dnocs).

A Aesa ainda destaca que a tendência é que o açude continue perdendo volume sem perspectivas de recargas até dezembro, por conta estiagem na região do Cariri onde se localizam os reservatórios da bacia. O racionamento d’água já está sendo discutido.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a última vez que o Boqueirão registrou seu menor nível, foi em 1999, quando o Estado vivenciou uma de suas maiores secas e o manancial chegou aos 14% de capacidade. Na época, Campina Grande e outros 19 municípios abastecidos pelo reservatório tiveram que enfrentar racionamento.

Quanto à possibilidade de racionamento em Campina Grande e demais localidades atendidas por Boqueirão, a Cagepa informou que o assunto está sendo discutido com a Secretaria de Recursos Hídricos, Aesa e Ana, mas que ainda não há uma definição.

Fonte: matéria publicada na edição desta terça-feira no Jornal Correio da Paraíba.

 

Outras notícias