Notícias

30.07.2014
TRT julgou Dissidio de GREVE na CAGEPA

Na tarde desta quarta-feira, 30/07, ocorreu, no Pleno do Tribunal do Trabalho da Paraíba, o julgamento da greve dos trabalhadores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa, que já dura 44 dias. A sessão foi presidida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho -TRT, desembargador Dr. Carlos Coelho e o processo teve como relator o desembargador Dr. Leonardo Trajano.

A sessão também contou com a presença dos desembargadores Francisco de Assis Carvalho, Edvaldo de Andrade, Ana Maria Madruga, Ubiratan Delgado, Wolney Macedo e dos juízes convocados, Ana Paula Porto, Margarida Alves e André Wilson Avelar de Aquino, além do representante do Ministério Público do Trabalho, procurador José Caetano dos Santos Filho.

A defesa da categoria foi feita o advogado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Dr. Giuseppe Fabiano do Monte Costa, que ressaltou a importância da GREVE como instrumento de luta da classe trabalhadora. Na audiência, ele negou que o movimento tenha trazido prejuízos à população e garantiu que está sendo realizado dentro das determinações da lei de greve. “As negociações se mostraram infrutíferas diante da classe patronal" disse, destacando que a luta do sindicato é por melhores condições de trabalho e segurança dos trabalhadores.

Contudo, os magistrados concordaram, com o voto do relator, que julgou “a abusividade do movimento grevista, sustentando que não houve assembleia da categoria que aprovou a greve". Fato esse que a direção do Stiupb discorda e, portanto, irá recorrer da decisão, Uma vez que o sindicato cumpriu com todos os pré-requisitos legais, ou seja, Editais de Convocação devidamente publicados, pauta de reivindicações , aprovação da categoria e decisão da assembleia pela GREVE,  "
Discordamos da decisão do Tribunal, iremos recorrer e manter a luta", afirmou Wilton Maia, presidente do Stiupb.

Com o objetivo de decidir os encaminhamentos da greve , a direção do Stiupb convoca, os trabalhadores e trabalhadores, para uma assembleia na próxima sexta-feira (01/08). " Na assembleia, a categoria deverá encaminhar os caminhos dessa luta e tomar uma decisão sobre os destinos do movimento grevista" declarou Wilton Maia, presidente do Stiupb.

Por fim, resta informar que existe uma possibilidade de negociação com a Diretoria da CAGEPA, assim, amanhã, haverá uma nova tentativa de negociação entre o STIUPB e a CAGEPA.

Nosso sindicato, tem a postura de ouvir e decidir tudo junto com a categoria, assim, juntos em um só sentimento iremos saber tomar a melhor decisão, pois, sindicato somos todos nós, o sindicato é nossa força e nossa voz.

Vamos continuar como sempre firmes na convicção de que estamos unificando a categoria, pois, só conquista quem luta.

 

 

 

Outras notícias