Notícias
A direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) participou, no último dia 15 de janeiro, de um evento organizado pela Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA) que teve como objetivo traçar estratégias para ampliar e melhorar o saneamento no país.
Um dos principais temas debatidos no evento foram as Parcerias Público-Privadas, conhecidas como PPP’S, que vem ocorrendo no setor de saneamento em vários estados do Brasil. A representante dos Urbanitários de Alagoas, Eliene Otaviano da Rocha, explanou que o Governo alagoano está “arrependido” de ter firmado uma PPP no Estado, pois a parceria não está trazendo o retorno esperado para a administração estadual e o serviço prestado não é de boa qualidade. Já no estado vizinho, Pernambuco, a situação não é muito diferente da dos alagoanos, a PPP vem sendo um fracasso também.
Após a discussão sobre as PPP’s, ocorreu um debate sobre a nova gestão do Ministério das Cidades que agora é comandado por Gilberto Kassab. Em seguida, foi discutida a crise hídrica no Estado de São Paulo. Foi apresentado aos presentes um relatório que mostra a falta de investimentos no setor hídrico no Estado. Desde o ano 2000 não foi realizado nenhum investimento, e em curto prazo não existe nenhuma solução para amenizar a falta de água nos lares dos paulistas. Por causa do problema, muitos comerciantes já estão fechando as portas e já tem patrões querendo regular a água utilizada pelos funcionários durante o expediente de trabalho.
Por fim, foi debatida a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 39, do Senador Aluísio Nunes, que tem como objetivo a municipalização dos serviços de saneamento básico no País.
Participaram do evento as seguintes entidades: Urbanitários PB, PE, AL, BA; (SINDAE); ABES; FACESP; ISP; SAEEM; SITAEMA; MAB; CONAN.
Comissão do Stiupb participará de evento sobre Saneamento em Salvador-BA
Uma comissão, formada por membros do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba participará de um Evento que debaterá o Saneamento Básico no Nordeste. O Evento ocorrerá em Salvador-BA entre os dias 21 e 24 deste mês e contará com a participação de diversas entidades sindicais do país.
