Notícias

28.01.2015
Diretoria do Stiupb participou do 3° Encontro dos Trabalhadores em Saneamento do Norte e Nordeste em Salvador

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) participou do 3° Encontro dos Trabalhadores em Saneamento do Norte e Nordeste, realizado nos dias 22 e 23 de janeiro, em Salvador. O evento foi organizado pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e aconteceu no auditório do Sindicato dos trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sindae), reunindo dirigentes sindicais, trabalhadores dos setores de saneamento, energia e gás, além de representantes de vários movimentos sociais.

Na pauta das discussões foram debatidos temas como a política de universalização do saneamento, o combate às Parcerias Público-Privadas (PPPs) e as perspectivas para as campanhas salariais em 2015 para a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras urbanitária do Norte e Nordeste.

Vários membros da Frente Nacional pelo Saneamento participaram do evento e manifestaram a preocupação com a ofensiva privatista no setor. Entre elas a recente investida do governo do estado de Alagoas, que encaminhou projeto de lei à assembléia legislativa propondo abertura de capital da empresa de saneamento, a CASAL, inclusive repassando o controle acionário da empresa para a iniciativa privada, com a venda de mais de 50% das ações. A abertura de capital de empresas públicas, com a justificativa de ampliar investimentos, tem se mostrado um grande equívoco, vide o que ocorreu recentemente em São Paulo, onde o governo repassou ações da Sabesp para empresários que só querem ganhar dinheiro, tirando a capacidade de investimento da empresa para distribuir lucros aos acionistas na bolsa de Nova York, levando o abastecimento ao colapso.

Da mesma forma, em Recife, o governo fez uma PPP e praticamente doa dinheiro para os empresários, pois paga pelo volume faturado de esgoto e não pelo que é efetivamente tratado, tudo saindo do bolso do povo diretamente para o cofre dos empresários, o mesmo dinheiro que poderia ser investido diretamente pelo estado mantendo o controle público.

Já na Paraíba, o presidente do Stiupb, Wilton Maia, tem feito denúncias a respeito da proposta do Governo do Estado em realizar uma Parceria Público-Privada no setor de água e esgoto no Estado. “A Cagepa vem sofrendo um alto nível de sucateamento tanto na parte estrutural como na de equipamentos que são utilizados pelos funcionários. O sucateamento na empresa tem se tornado uma justificativa para a implantação de uma PPP no Estado que, na realidade, tornaria a Cagepa uma empresa privada”, afirmou.

No encontro também foi debatido a situação dos trabalhadores e trabalhadoras urbanitários no Norte e Nordeste. Na sua participação, Wilton Maia, destacou a difícil luta travada pelos funcionários da Cagepa na Campanha Salarial do ano passado contra as péssimas condições de trabalho e os baixos salários. “Fizemos uma greve de mais de 50 dias seguindo o que determinada a Lei de Greve, mas a direção da empresa em um ato arbitrário e de perseguição cortou o ponto dos trabalhadores e trabalhadoras que lutavam dignamente em busca de seus direitos”, frisou.

*com informações do Sindae

 

Outras notícias