Notícias
O Stiupb conseguiu nesta quinta-feira mais uma importante vitória, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego em benefício aos trabalhadores da Cagepa na microrregião do Cariri.
No início deste mês, o presidente do nosso Sindicato, Wilton Maia Velez, apresentou um documento no órgão apresentando denúncias de trabalhadores da Cagepa, referente a abusividade em não respeitar os direitos trabalhistas, bem como, quebra de Acordos Coletivos (ACT) a exemplo do não cumprimento das escalas de trabalhos, horas extras não pagas, Banco de horas irregular, desvio de função, transferências abusivas, falta de pagamento de auxílio transporte, entre outros.
Ainda de acordo com a denúncia apresentada os acontecimentos estavam sendo determinados pelo Diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, José Mota Victor e executadas pelo senhor Francisco Elias de Oliveira.
Com denúncias em mãos, o MTE, em atenção a solicitação feita pela Vara da Justiça do Trabalho em Monteiro iniciou uma fiscalização rigorosa na Cagepa, referente a Estação Elevatória de bombeamento de água, instalada no Açude de Poções, na zona rural do município.
Após inspeções no local, o Ministério do Trabalho e Emprego, constatou inúmeras irregularidades acerca das condições de trabalho dos obreiros da Cagepa, como por exemplo, o fato vergonhoso dos quatro trabalhadores da empresa na Estação possuírem um alojamento minúsculo, com ventilação inadequada, sem instalações sanitárias, sem armários individuais, sem local para refeições e sem água potável fornecida pela empresa (cada trabalhador tem que levar seus próprios recipientes com água)
Além disso, no alojamento utilizado pelos trabalhadores a um quadro de energia instalado para o acionamento de um motor-bomba, o que causa sério risco de choque elétrico para os operadores.
Como resultado das investigações, o MTE, autou a Cagepa acerca dos problemas diagnosticados, dando o prazo de dez dias, contados a partir do recebimento do documento, para a empresa apresentar sua defesa junto ao órgão.
Logo abaixo você confere os documentos referentes as denúncias feitas pelo Sindicato e as investigações realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego:
Só conquista que luta!!!!!!!
