Notícias

21.06.2016
Caso Vista Serrana: Soluções tardias revelam omissão da CAGEPA

 

No dia de ontem (20) postamos no site do sindicato uma denúncia em relação à Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Vista Serrana, localizada na região metropolitana de Patos, onde a CAGEPA, por conta de uma perícia da Justiça do Trabalho, maquiou a situação das condições de trabalho dessa localidade, para tentar se livrar da obrigação de cumprir com o direito legítimo dos agentes operacionais ao adicional de insalubridade.

Importante dizer que no dia 29 de outubro de 2015 o STIUPB, através da Diretoria Regional das Espinharas, protocolou ofício, de número: ESP.035/2015, endereçado à Gerência Regional das Espinharas da CAGEPA solicitando providências quanto a problemas na área de segurança dos trabalhadores na ETA de Vista Serrana.

Entre os quais citamos:

 

1- QUADRO DE ACIONAMENTO DO CONJUNTO MOTOR BOMBA SEM EMBORRACHAMENTO NO PISO;

2- FIAÇÃO EXPOSTA NOS CONJUNTOS MOTOR BOMBA;

3- AUSÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PARA ADIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS SEM QUE HAJA CONTATO DIRETO COM AGENTES NOCIVOS PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR;

4- AUSÊNCIA DE EPI ADEQUADO PARA O MANEJO DE PRODUTOS QUÍMICOS;

5- BANHEIRO NO MESMO RECINTO DO QUADRO DE ACIONAMENTO DO CONJUNTO MOTOR BOMBAS, TAMBOR COM CLORO DILUÍDO PARA ADIÇÃO À ÁGUA E CONJUNTO DE MOTOR BOMBAS;

6- PRESENÇA DE TAMBOR CONTENDO ORTOPOLISFATO DE SÓDIO NO RECINTO DE DESCANSO DO AGENTE OPERACIONAL;

Ao que parece, a direção da CAGEPA fez bolinha de papel as reivindicações do STIUPB e dos trabalhadores. Foi preciso uma ação judicial solicitando o adicional de insalubridade, negado pela empresa aos trabalhadores, para que a CAGEPA resolvesse alguns dos problemas, nas vésperas da perícia, realizada por um representante da Justiça do Trabalho na última segunda-feira (dia 21 de junho). Ou seja, quase dez meses após denúncias encaminhadas pelo STIUPB.

Infelizmente, esse caso em Vista Serrana não é exceção na CAGEPA. Precisamos aumentar nossa unidade e lutar firme para solucionar esses problemas. Sem luta nossos direitos irão por água abaixo.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e, assim, continuaremos atuando para a solução completa desses e outros problemas, a exemplo da ilegal escala de plantão adotada para esses trabalhadores em Vista Serrana. Para nós do STIUPB movimento sindical se faz assim: sem bajulação. SINDICATO É PRA LUTAR!

Confira o antes e depois:

 

Você trabalhador, não se cale diante dos problemas na empresa, DENUNCIE! SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!

 

Outras notícias