Notícias
![]()
A possível privatização da Cagepa é um perigo e a população será profundamente prejudicada. Apesar das palavras do governador e do secretário estadual de Recursos Hídricos, João Azevedo, de que a CAGEPA não será privatizada não corresponde com a realidade.
O governo e a Cagepa se habilitaram no processo da PPI, que é o programa do Governo Federal para investimento, onde se pega dinheiro público para uma empresa privada administrar a Cagepa com o dinheiro público. “Falta franqueza intelectual por parte do Governo” disse Wilton Maia, presidente do STIUPB em uma entrevista a Rádio Correio.
.”A Cagepa fez empréstimo de R$150 milhões para liquidar dívidas e aumentou a tarifa em 85%, então a empresa está equilibrada. Tem problemas de execução de obras, mas muitas obras já são feitos por empresas privadas”, adiantou o sindicalista.
“O que o Governo Federal com BNDS pretende? Eles pretendem, depois que enfrentamos tudo o que enfrentamos antes da chegada da água, privatizar o acesso a água. Isso é perigoso. Vamos travar uma luta, pois a população tem que saber o que está por trás disso. Espero que o que eles falaram não sejam palavras soltas, seja verdade. Vamos dialogar com a sociedade”, completou Wilton.
Todo o setor de leitura, assim como o setor de obras, já está privatizado e o que não está privatizado é a distribuição e tratamento da água, entre outros serviços.
“Se a água for transformada em mercadoria, vai ter um custo”, ressaltou.
