Notícias
![]()
O auditório da OAB, em Campina Grande, ficou pequeno para a quantidade de pessoas que compareceram a audiência pública contra a privatização da CAGEPA, realizada no de ontem (15). Mais de 400 pessoas, entre sindicalistas, representantes de movimentos sociais e trabalhadores da empresa, participaram ativamente do evento.
A audiência, que contou com uma mesa composta por Joel Nascimento (CUT), Luciano Guedes (Grande Oriente do Brasil), Giuseppe Costa (advogado do STIUPB), Matheus Henriques (União da Juventude Rebelião), Socorro Dantas (delegada sindical), Galego do Leite (vereador de Campina Grande), além de Wilton Maia (presidente do STIUPB) foi aberta pelo Presidente da OAB – subseção Campina Grande que iniciou sua intervenção com um Fora Temer, recebido calorosamente por todos os presentes.
As intervenções dos integrantes da mesa reforçaram a necessidade da luta e convocaram a unidade da categoria com a população do Estado para vencer a luta contra a privatização do saneamento na Paraíba. Para Osvaldo Bernardo, do Movimento dos Atingidos por Barragens, que fez uso da palavra em seguida aos da mesa, “sem conquistar a população da Paraíba para esta luta é impossível alcançar a vitória, e pra isso a categoria precisa ter unidade”. A solidariedade dos movimentos sociais presentes marcou todo o evento. Matheus Henriques, da UJR, afirmou que “nós estudantes não iremos permitir que a CAGEPA seja privatizada...ela é um bem social e não pode cair nas mãos de dois ou três capitalistas”.
O presidente do STIUPB, Wilton Maia, fez uma exposição em slides quanto aos riscos de uma possível privatização e chamou toda a categoria a se unir e intensificar essa luta. Um abaixo-assinado foi distribuído na audiência e “cada um aqui tem o dever de coletar assinaturas da população de nossas cidades” disse Wilton.
Ao fim foi lida uma carta e exposto um áudio de apoio dos deputados Anísio Maia (PT) e Raniery Paulino (PMDB). O parlamentar presente na mesa do evento se comprometeu a levar a discussão para o plenário da Câmara Municipal de Campina Grande. “Por conta dessa audiência, faltei justificadamente à sessão na Câmara, mas tenho certeza que o debate realizado aqui no dia de hoje foi bem mais frutífero”, disse Galego do Leite.
Palavras de ordem de Fora Temer deram o tom de combatividade da audiência. Para Emerson Lira, que saudou os presentes em nome do Movimento Luta de Classes, “é impossível deslocar a luta contra a privatização da CAGEPA do atual momento político que vivemos no país. O dia de hoje já entra na história pela luta da classe trabalhadora contra a reforma da previdência, que se aprovada irá por um fim ao direito a aposentadoria” disse Emerson destacando as paralisações de diversas categorias em luta contra a PEC 287.
Enquanto a audiência acontecia, milhares de pessoas realizavam uma passeata no centro de Campina Grande marcando presença na atividade do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência.
Durante as próximas semanas a diretoria do STIUPB intensificará as visitas a outros movimentos sociais e parlamentares para aglutinar mais apoio.
