Notícias

24.11.2017
Stiupb divulga resultado das assembleias sobre Acordo Coletivo da Energisa 2017/2018

 

Após assembleias realizadas em toda Paraíba e finalizadas neste dia 23, desde a semana passada, para aprovar ou reprovar as propostas da Energisa em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba – Stiupb, informa aos trabalhadores o resultado das mesmas.

Segundo o presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, a categoria aprovou, por maioria de 85% dos presentes nas assembleias, as propostas econômicas apresentadas pela Energisa, ou seja: reajuste salarial de 1,83% (INPC), estendida para as cláusulas sociais do Acordo em vigor; reajuste de 2,83% no ticket (passando para R$ 850,19) e a manutenção do valor pago em 2016 no Abono, que foi e continuará sendo R$ 1.500,00, além da manutenção de todo ACT 2016/2017 em vigor.

No entanto, nas assembleias que ocorreram em Campina Grande, Guarabira, Esperança, Sapé, Ingá, Itabaiana, Patos, Sousa, Cajazeiras, São Bento, Pombal, Catolé do Rocha, Itaporanga, Conceição, Princesa Isabel, Piancó, Teixeira, Monteiro, Serra Branca, Cuité, Araruna, Solânea, Mamanguape Caaporã, Boqueirão, Aroeiras e Juazeirinho, os trabalhadores reprovaram a proposta da Energisa no que diz respeito às seguintes cláusulas sociais: Auxílio Criança/Creche - a empresa apresentou a proposta para a cláusula da EBO, que será equiparada com a EPB, sendo que será mantida a concessão para os filhos dos empregados  homens, que já recebem, o auxílio atualmente previsto. Exclusivamente para os empregados admitidos  até 31/10/2017, será concedido um prazo até junho/2018 para inclusão de novos filhos  no auxílio atualmente concedido.

A categoria ainda rejeitou o seguinte: Horas Extras e Compensação de Horas - manutenção dos porcentuais de horas extras atualmente praticados. E compensação de jornada extraordinária de trabalho, acertando-se de comum acordo com o empregado, as folgas compensatórias, que deverão ser realizadas na mesma proporção, a cada 1 (uma) hora, será concedida 1 (uma) hora para compensar, exceto em (DSR), descanso semanal remunerado e feriados. A compensação de jornada extraordinária para as áreas operacionais atualmente com limite de compensação de 30% poderá a partir de novembro/2017, ser negociado em comum acordo com a empresa para compensação de 100% nas horas.

Da mesma forma os funcionários da Energisa reaprovaram, na Cláusula Descontos Salariais: Em caso de acidentes de trabalho envolvendo veículos ou qualquer outro evento que cause danos ou prejuízos à empresa ou a terceiros, cuja causa seja de responsabilidade do empregado, a ele caberá a sua reparação.

Wilton Maia afirmou que a Energisa já foi comunicada da reprovação dessas cláusulas e que aceitará o que fora proposta pelos trabalhadores. O Acordo garante a data-base para 1 de Novembro de 2017.

Para o presidente do Stiupb, a celebração desse acordo é uma conquista, não apenas do Stiupb e seus diretores, mas, principalmente dos trabalhadores, que acreditaram na seriedade do que é defendido e feito pelo Sindicato, além das propostas, fruto das reuniões que aconteceram meses anteriores às negociações com a empresa.

 

Outras notícias