Notícias

20.03.2018
Diretores do Stiupb irão entregar documento a deputados contra privatização do Saneamento

Tem continuidade em Brasília, o Fórum Alternativo Mundial da Água - o Fama, evento que conta com as participações de alguns diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas na Paraíba (Stiupb). Aproveitando a presença na Capital da República, como participante do Fórum, o presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, informou que nesta quarta-feira, 21, estará entregando aos deputados federais, documento contra a Medida Provisória que tenta mudar a Lei Nacional de Saneamento no Brasil.

O governo ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto, mas, no final do ano passado, durante uma reunião do Ministério das Cidades com entidades do setor, foi apresentada uma minuta voltada à mudança de regras na Lei 11.445/2007, conhecida como Lei Nacional do Saneamento Básico.

Um dos pontos de destaque da proposta diz respeito à Agência Nacional de Águas (ANA), que faz a gestão dos recursos hídricos do país. A ideia do governo seria transformar o órgão numa agência reguladora também voltada ao controle de tarifas de saneamento. Para o Stiupb, a medida favoreceria o avanço da iniciativa privada no setor.

SOBRE O EVENTO - O FAMA É um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida.

Este  Fórum pretende unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água, tentando transformar este direito em um recurso inalcançável  para  muitas populações, que, com isso, sofrem exclusão social, pobreza e se vêm envolvidas em conflitos e guerras de todo o tipo.

Participam do evento, além de Wilton Maia, os diretores do Sindicato: Guilherme Mateus de Barros e Osvaldo Aristides (este funcionário da Chesf em Campina Grande).

 

Outras notícias