Notícias
Seis dos nove governadores do Nordeste, mais Minas Gerais, anunciaram nesta sexta-feira (18), em Recife, no Fórum dos governadores do Nordeste, posição contrária ao processo de privatização do sistema elétrico, em especial da CHESF e condenaram os cortes de programas sociais, como o Bolsa Família, e querem retomar negociação para rever posições do Governo Temer e querem novo Pacto Federativo.
O governador Paulo Câmara, de Pernambuco, falou em nome de todos e condenou o novo modelo restritivo do Governo Temer e pedem transparência.
O governador Ricardo Coutinho (PSB), participou do encontro e declarou no encontro que há um retrocesso em políticas hídricas federais nos últimos anos no país.
Ele ressaltou o investimento feito na Paraíba e cobrou a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco.
“1.500 km de adutoras ao longo dos últimos anos na Paraíba correspondente a mais dos 40 últimos anos é a prova de que as políticas hídricas precisam ser fundamentais para nosso povo do Nordeste daí estarmos entre os que defendem a conclusão das obras da Transposição”, afirmou o governador Ricardo Coutinho na reunião do Fórum dos governadores em Recife.
O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, afirmou ser importante que os governadores firmem esse entendimento e se unam contra essa atitude maléfica do Governo Temer: “É uma luta de todos, pois já sabemos onde esse processo vai caminhar, com a entrega do que é nosso ao Capital privado e política tarifária em prejuízo da maioria da população”.
CARTA
O Encontro resultou em uma carta aberta, assinada por todos os presentes, reconhecendo alguns avanços, mas também voltando a cobrar outras reivindicações, até agora, ignoradas pelo Governo Federal, sobretudo na área social.
Na carta o grupo lembra que algumas das ações do executivo beneficiam, claramente, o ramo empresarial em detrimento da classe assalariada e esse é um dos fatores preocupantes.
Em outro ponto os governadores reforçam a necessidade de os Estados do Nordeste também serem contemplados com os Royalties do Petróleo e rechaçam a tentativa de privatização da Chesf.
"Chega de cerco ao Nordeste! Estou cansado! Hoje o Brasil voltou à velha República, onde ou vc se ajoelha politicamente ou não tem respostas para o seu estado. Nao estamos vendendo posição política!”, disse o governador da Paraíba, RIcardo Coutinho, durante o encontro.
LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA
