Notícias

18.06.2018
Presidente do Stiupb lamenta falta de defesa da Imprensa contra a retirada de direitos da classe trabalhadora

Participando como palestrante durante o Seminário de Jornalistas da Paraíba, sábado (16), na UEPB, numa promoção do Sindicato dos Jornalistas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas na Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, afirmou não entender o fato da imprensa brasileira se posicionar contra a classe trabalhadora, não apenas quando defendeu a Reforma Trabalhista do Governo Federal, mas em outros momentos de lutas diárias.

“Não há liberdade de imprensa, mas sim liberdade comercial de interesses. Isso tem fragilizado a nossa democracia. É interessante essa relação da imprensa e os Sindicatos. Quando o trabalhador vai pra rua, em busca dos seus direitos, por melhores salários e condições de trabalho aquedadas, é tratada de uma forma diferenciada por boa parte da mídia, que faz comentários do tipo: deveriam estar trabalhando ao invés de fazerem greve”.

Para Wilton, essa posição de alguns profissionais de imprensa, resvala na própria categoria jornalística: “estou vendo através do presidente da entidade, jornalista Land Seixas, que a entidade também está fragilizada com essa reforma trabalhista. Todos nós perdemos. Estamos no mesmo barco”.

Wilton disse que as pessoas precisam acreditar que há pessoas sérias na política e no movimento sindical: “E há picaretas também neste movimento e também oportunistas, mas a grande maioria é gente compromissada com o trabalhador. A maioria dedica parte da sua vida ao Sindicato, sem hora nem pra família, participando de reuniões, visitando as bases, participando de audiência no Ministério do Trabalho, travando lutas e protestos contra a precarização das relação de trabalho , além de inúmeras reuniões  sobre acordos coletivos, etc”.

Em suas palavras, o dirigente sindical lamentou que o DIEESE tenha perdido técnicos desde o começo do ano, com a reforma trabalhista – 150 foram demitidos (eram cerca de 250), estão fechando as portas em vários estados e pode fechar definitivamente. “O DIEESE faz pesquisas de índices de preços, estudos diversos e é terrível perceber que  podemos perde essa importante instituição,”, lamentou.

Acompanhe como foi a palestra de Wilton Maia no link abaixo:

https://www.facebook.com/sindjornalistas.pb/videos/910508325804968/?t=3217

 

Outras notícias