Notícias

08.03.2019
Discussão sobre Reforma da Previdência encerra Semana da Mulher Urbanitária em Campina Grande

Uma discussão sobre a reforma da Previdência e seus malefícios na vida da classe trabalhadora, encerrou a Semana da Mulher Urbanitária em Campina Grande – na luta por todas, realizada pelo Stiupb e que começou na última quarta-feira, 06.

Pela manhã, na Cagepa Borborema, participantes assistiram o filme As Sufragistas, que conta a história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo ldireito de voto. Após a exibição, houve um debate sobre o tema apresentado na tela.

Ainda na Cagepa, só que à tarde, um público bem maior (entre funcionárias e servidores da Companhia e também da Energisa), acompanhou as explicações da professora Ângela Metri, da UFCG, sobre reforma da Previdência na contextualização feminina, embora ela tenha explanado o assunto para homens também que estavam presentes no evento e da mesma forma interagiram com a conferencista.

Na conversa com as pessoas, num formato de roda de conversas, a professora disse que o atual modelo de Reforma previdenciária vai criar um Exército de idosos miseráveis que não terão condições de se aposentar, considerando que 50% da classe trabalhadora está na informalidade, no chamado trabalho intermitente.

Para a professora, o Governo Bolsonaro age de uma forma premeditada com banqueiros e com empresários, de forma virulenta e perversa, massacrando pessoas que não possuem renda alguma, com uma mísera quantia de apenas R$ 400,00: “São tantas as maldades desse Governo que passaríamos a tarde inteira aqui nesse auditório. O que nos resta é lutar, mostrar para a sociedade um tanto anestesiada, que estamos à beira do caos”. Ao final do evento, hoube uma confraternização entre os presentes.

RETROSPECTIVA -  Desde quarta-feira (06). que várias atividades marcaram a Semana da Mulher Urbanitária, evento inédito na história do Stiupb, com a realização de palestras, exibição de filmes relacionados às lutas das mulheres, homenagens, além de uma exposição fotográfica  contando um pouco da história de valorosas mulheres, entre elas, Lourdes Ramalho, Raquel de Queiroz, Elizabeth Teixeira, Luiza Erundina, Dilei Aparecida, Dilma Rousseff, entre outras.

Os trabalhos foram coordenados por Gisleide Dantas Leite, Secretária de Mulheres, Juventude, Gênero, Etnias e Minorias do Stiupb e por Maria do Socorro Dantas, Secretária Regional Adjunta do Stiupb no Cariri, sob a presidência de Wilton Maia Velez.

 

Outras notícias