Notícias
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, após participar, na tarde desta terça-feira, 28, em Brasília, da reunião com divesas lideranças na Câmara Federal, confirmou que a Medida Provisória 868 não será mais votada na Câmara dos Deputados e, por enquanto, o movimento realizado pelos sindicatos dos Urbanitarios conseguiu derrotar o modelo que previa privatizar as empresas públicas de saneamento no País.
Em nota distribuída com os trabalhadores, o presidente do Sindicato dos Urbanitários explicou que não houve acordo e a MP foi retirada de pauta e agora, existe a possibilidade de que seja apresentado Projeto de Lei por parte do Governo Federal.
De qualquer forma, conforme o dirigente sindical, a trincheira de luta continua: “Os privatistas não vão desistir. O próximo desafio é não permitir que nenhum projeto seja aprovado em regime de urgência e sem um amplo debate com todos os setores da sociedade. Ainda, da nossa parte, precisamos reforçar nossa luta para que nossas empresas atendam cada vez melhor a população e que a meta de universalização se transforme em luta diária”.
A nota ainda afirma: “ Caros amigos e amigas, trabalhadores, trabalhadoras e militantes do saneamento vencemos mais uma batalha. Como sempre não foi fácil. A cada momento a conjuntura mudava, a expectativa crescia mas a resistência continuava a mesma.Visitas aos gabinetes, abordagens nos aeroportos, nas cidades, em todo canto e participamos de audiências públicas na Câmara e no Senado”, lembrou Wilton Maia.
Juntamente com o diretor Guilherme Mateus, o presidente do Stiupb acompanhou as comissões da Câmara, seminários em todas as regiões do País, bem como as reuniões com deputados de vários partidos, não apenas os paraibanos, mas também de outros Estados e siglas diferenciadas;
Na concepção do movimento urbanitário brasileiro, a luta conseguiu juntar entidades sindicais de várias matizes políticas, a unidade na ação prevaleceu.
A nota deste importante dia 28 de maio de 2019 finaliza assim: “Que os instrumentos de controle social sejam efetivos e que a aliança entre os sindicatos e movimentos populares se intensifique. Viva a luta e a unidade dos trabalhadores (as); Água é Direito e não Mercadoria. Só conquista quem luta, Wilton Maia, presidente Stiupb”
Vejas outras fotos da presença do Stiupb neste dia 28 em Brasília
