Notícias

03.06.2019
Presidente do Stiupb volta a Brasília para lutar contra privatização do saneamento

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, viaja na madrugada desta terça-feira, 04, para Brasília, onde no mesmo dia começar a travar a luta urbanitária e as discussões sobre novos projetos que buscam a privatização do saneamento e de água, após a derrota da MP 868.

Líderes partidários se reuniram na última quinta-feira (30) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tentar construir um texto de consenso sobre o novo marco legal do saneamento, que deve ser encaminhado ao Plenário nos próximos dias. Uma nova reunião foi agendada para esta terça-feira (4) para que os líderes possam discutir o tema também com especialistas.

A ideia é que no projeto constem propostas da MP 868/18, que vigorou apenas até esta segunda-feira (3), e reformular as contratações no setor de saneamento básico, e do PL 3189/19, apresentado pelo deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que também buscar alterar a legislação sobre saneamento e estabelece critérios para a captação de recursos públicos por empresas privadas concessionárias de serviços de saneamento, água e esgoto.

Em entrevista na rádio Correio FM nesta segunda-feira, 03, Wilton Maia pontuou o temor do segmento diante dessa proposta, de prejudicar as cidades menores que sobrevivem graças ao subsídio cruzado advindo dos municípios que apresentam lucro.

Para o presidente do Stiupb, uma das preocupações é com a privatização do setor que poderia prejudicar o acesso da população ao saneamento básico. Ele explicou que atualmente vários países da Europa estão reestatizando empresas que foram privatizadas no passado.

“Na prática, força a privatização do serviço, quando na Europa ocorre o contrário. Água é um direito humano básico de todos os cidadãos e condicionar o acesso à agua tratada à capacidade de pagamento pode colocar em risco a vida das pessoas”, disse.

 

Outras notícias