Notícias

29.06.2019
Primeira parte do Seminário de Saneamento em Patos debateu a CLT e o novo momento sindical

Os prejuízos advindos com a Reforma Trabalhista e a terceirização foram os temas abordados durante o I Seminário de Saneamento Básico das Espinharas, que o Sindicato dos Urbanitários da Paraíba – Stiupb, realizou na cidade de Patos, na sexta-feira, 28, no Auditório da Fundação Ernani Sátyro.

Antes das palestras houve a formação da mesa de honra, constituída peloo presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez; do representante da Adufcg Patos, Jair Moisés; da diretora da Fundação, Geralda Medeiros; o gerente regional da Cagepa nas Espinharas, Allan Olivera, além do representante da Gerência de Saúde em Patos, Paulo Sérgio.

Desfeita a mesa, o primeiro palestrante, Aniceto Rodrigues, advogado Especialista em Direito do Trabalho e  advogado e coordenador do SINTEF-PB, tendo Ítalo Rossi (também advogado), como mediador, discorreu sobre o novo momento vivido pelos trabalhadores pós reforma trabalhista, destacando o que mudou na relação entre patrão e empregado.

Para os expositores, o momento é muito difícil, a partir da precarização dos contratos de trabalho e da retirada de direitos, além do que ainda está por vir com a Reforma da Previdência.

O segundo e último tema da manhã no Seminário foi: O movimento sindical no Brasil: Passado, presente e futuro. O palestrante foi Jozivan Antero, que é jornalista e radialista da Rádio Espinharas e Patosonline, além de ser representante do partido Unidade Popular. A mediação foi de Emerson Lira, que é diretor do Stiupb, acadêmico do curso de Direito da UEPB e também representante do Movimento Luta de Classes.

Os palestrantes traçaram  um perfil do movimento sindical no País e as perspectivas diante deste novo cenário vivido no país, principalmente com um Governo que se apresenta contra qualquer movimento de luta.

Para os expositores, o movimento precisa se unificar, estar mais próximo das bases e conscientizar o trabalhador que estamos vivendo tempos difíceis.

Além do presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, outros diretores do sindicato em Campina Grande e cidades próximas participaram do seminário.

O Seminário é uma realização conjunta do Stiupb com a Federação dos Urbanitários-FNU, e apoio da Funes - Fundação Ernani Sátyro, Movimento Luta de Classes, UP e SINTEF-PB.

Confira as fotos do Seminário na parte da manhã



 

Outras notícias