Notícias

11.08.2019
Encontro com delegados e delegadas da Energisa e da Cagepa foi marcado por discussão de temas nacionais e locais

]

Presidente do Stiupb na sua explanação

Durante todo este sábado, 10, diretores do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba - Stiupb, realizaram encontro com delegados e delegadas de base da Energisa, oportunidade quando foram tratados temas como: saque do FGTS; PL 06/2019; Reforma da Previdência; PLR (Participação nos Lucros e Resultados) 2019 e discussão sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2019.

O encontro foi aberto pelo presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, que abordou o momento difícil que o Brasil está vivendo a partir da Reforma da Previdência, que atinge também os eletricitários.

O advogado Osvaldo Aristides apresentou em detalhes todo o projeto da reforma previdenciária e seus impactos na vida dos eletricitários. Ele lembrou que a categoria não vai poder se aposentar de forma especial, como é atualmente.

Eletricistas podem perder o direito de se aposentar com 25 anos de profissão

Atualmente os eletricistas podem se aposentar com 25 anos de contribuição, o que geralmente acontece, quando o profissional completa 50 anos de idade. Com a Reforma, os eletricistas passarão a se aposentar com 63 anos, se mulher e 65 anos, se homem. Sendo que, não vai mais haver a aposentadoria por tempo de contribuição para a categoria.

Valor do benefício tende a ficar menor

Isso é, os eletricistas vão ser atingidos pela Reforma da Previdência em sua Integralidade. Já que  a insalubridade pode deixar de ser um fator determinante para garantir a aposentadoria especial. Sendo assim, os eletricistas podem passar a se aposentar, após a Reforma, com o mesmo tempo de trabalho que os demais profissionais, que não estão colocando a vida em risco.

Atualmente os eletricistas podem se aposentar com o mesmo valor do salário atual. Porém após a Reforma, o valor da aposentadoria pode ser de 60% da média contributiva, aumentando gradativamente conforme aumenta o tempo de contribuição. Este aumento terá um limite máximo de 40 anos de contribuição.

Sendo assim, os eletricistas vão ser prejudicados financeiramente caso a Reforma da Previdência. E também serão prejudicados em relação ao tempo de aposentadoria, pois vão passar a se aposentar mais tarde.

Ainda neste dia 10, durante o encontro da Energisa, os seguintes diretores apresentaram temas específicos: advogado Edjúnior Medeiros, diretor do Sindicato, sobre o saque do FGTS; Roberto Nóbrega abordou a PLR e Adriano Teixeira destacou os pleitos pra a consolidação do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano.

ENCONTRO DA CAGEPA - Durante encontro que reuniu mais de 80 pessoas durante todo o dia, em sua sede, no último dia 7, os diretores, delegados e delegadas sindicais ratificaram posição contrária à iniciativa do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que já iniciou processo para gerenciar os serviços de água e esgoto da cidade, unicamente para entregar à iniciativa privada e reajustar a tarifa de água para a população pobre.

Durante o evento, o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Wilton Maia Velez, apresentou detalhes do projeto já lançado pela administração pública municipal, que consiste em realizar estudos para a viabilização da publicação de edital para escolher empresa que possa gerenciar as atividades ora administradas pela Cagepa.

Em sua explanação, Wilton mostrou que a Cagepa é hoje uma empresa sólida e eficiente, com um fator diferenciado em relação às empresas privadas: não visa o lucro, mas atender o ser humano com água de qualidade e com tarifas que estejam de acordo com a realidade das pessoas, notadamente as mais carentes.

Foram apresentados durante o encontro, diversos vídeos mostrando que a participação da iniciativa privada nessa área não foi boa, a exemplo de Manaus, onde duas empresas participaram da compra da Manaus Ambiental e hoje vive uma triste realidade de falta de investimentos em saneamento (uma das mais baixas do País), água com qualidade duvidosa e tarifas nas alturas.

Com a participação do advogado Osvaldo Aristides, o Stiupb apresentou as medidas que estão sendo tomadas para combater, não apenas o projeto privatista do Governo Romero, bem como Projeto de Lei do Governo Federal que tem o mesmo objetivo.

OUTROS TEMAS – Pela manhã, o projeto de Reforma da Previdência foi amplamente abordado pelo advogado Osvaldo Aristides, no qual foram apresentadas as possibilidades de aposentadoria dos trabalhadores.

Ainda neste dia, o advogado Edjúnior Medeiros, diretor do Sindicato, fez uma abordagem sobre o saque do FGTS, os riscos de quem optar pelo “saque aniversário”, entre outros aspectos.

Confira fotos dos encontros:

 

Outras notícias