Notícias

23.08.2019
Campina Grande mobilizada para levar mais de 500 pessoas para o SOS Transposição

 

Representantes de entidades diversas e agentes políticos estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Urbanitários- Stiupb, na tarde da última quinta-feira, 22, para definição das estratégias para a participação das entidades e de pessoas na manifestação “SOS Transposição – Grito do Nordeste”, que acontecerá na cidade de Monteiro, no próximo dia 1º de Setembro, tendo em vista que a obra apresenta problemas em vários pontos e o Governo Bolsonaro nada faz por sua manutenção.

A convocação, na verdade, vem sendo feita pelo ex-governador da Paraíba e atual presidente da Fundação João Mangabeira Ricardo Coutinho (PSB).

O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, disse em sua fala que se trata de uma manifestação importante e oportuna, mas que se deve ter um olhar mais abrangente para o problema, que passa pela tentativa do Governo Federal de desejar privatizar, não apenas a condução da transposição, mas também entregar à iniciativa privada as empresas de saneamento e de coleta de rede de esgoto.

“Vivemos um momento complicado e que a opinião pública, o povo que está em suas casas cuidando dos seus afazeres, não tem ideia do que estar por vir. Querem privatizar as águas do Velho Chico, vender as empresas estatais e, a partir disto, praticarem o preço que quiserem nas cobranças de tarifas”, destacou o dirigente sindical.

Também usaram da fala o professor Hermano Nepomuceno, o Secretário Executivo de Planejamento do Estado, Fábio Maia, e Dilei Aparecida (MST) os quais da mesma forma externaram a necessidade que Campina Grande e região, com seus segmentos, estarem presentes na manifestação.

A expectativa é que cerca de 500 pessoas desta cidade e região se desloquem até Monteiro. Naquela cidade espera-se reunir mais de 10 mil pessoas. Confirmadas as presenças no ato do ex-candidato a Presidente da República, Fernando Haddad, além da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann.

IN LOCO - O presidente do Stiupb, inclusive, esteve na cidade de Monteiro domingo passado, 18, quando constatou que a obra da Transposição, projeto iniciado no Governo Lula e finalizado na gestão Temer, foi abandonado pelo Governo Bolsonaro. Confira o vídeo da visita ao local: https://www.instagram.com/p/B1Ti0dSA7pb/

O Ministério Público Federal também atestou essa falta de compromisso para com a obra e está cobrando ações emergenciais por parte do Governo.

 

 

 

 

Outras notícias