Notícias

31.10.2019
Presidente do Stiupb é ameaçado com arma por deputado do PSL e ainda tacha sindicalista de bandido

Clima tenso nesta quarta-feira, 30, na votação em Comissão Especial da Câmara dos Deputados, do relatório ao Projeto de Lei 3261/19 que busca privatizar as empresas e os serviços de saneamento (aprovado por 21 a 13), quando o presidente do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, foi ameaçado pelo deputado federal pelo PSL (Goiás), o delegado de Polícia Waldir Soares.

Exaltado e criticando o movimento sindical presente à audiência, o delegado saiu da sua cadeira, abandonou sua fala e ameaçou o presidente do Stiupb, tachando-o de bandido. O deputado ainda fez questão de afirmar que estava armado, fato este denunciado de imediato por parlamentares presentes em voz viva ao microfone.

Fotografias extraídas dos vídeos feitos durante o momento da agressão do deputado ao sindicalista paraibano, mostram que o deputado do PSL faz gesto como se quizesse tirar uma arma da cintura.

Na redes sociais, Wilton Maia publicou vídeo sobre o episódio deste dia 30 afirmando: "Esse é o descontrolado Dep. Delegado Valdir, hoje ele encontrou um homem para colocá-lo em seu insignificante lugar. Me ameaçou, mostrando arma, me chamou de bandido e teve a resposta que talvez ele jamais esperava. Deputado, você é um empregado do povo, respeite quem paga seu salário, sou um trabalhador e exijo  respeito".

Wilton disse que o deputado tentou lhe retirar do plenário: "Mas, não conseguiu, pq quem tem razão e vergonha na cara não se dobra quando é ameaçado. Sigo firme na luta, pq como costumo afirmar; Só conquista quem luta".

"Ao lado do meu companheiro de Sindicato Guilherme Mateus, estava defendendo a água enquanto bem público e em defesa das empresas públicas de saneamento. A Câmara dos Deputados, assim como qualquer Casa Legislativa, é a Casa do Povo. O salários desses parlamentares é pago com nossos tributos e jamais me curvarei diante de ameaças como essas", destacou o presidente da entidade que representa os trabalhadores da Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba - Cagepa.

O deputado federal da PB, Gervásio Maia (PSB), esteve o tempo todo ao lado dos sindicalistas para evitar que algo mais grave pudesse acontecer.

Gervásio, inclusive, repudiou a atitude do colega deputado em sua conta do Instagram dessa forma: "A bancada do PSL tentou expulsar os sindicalistas durante a votação do relatório do Novo Marco Legal do Saneamento. Não permitiremos desrespeito aos trabalhadores. Nosso repúdio a essa atitude desmedida e nossa solidariedade ao amigo @wiltonmaiavelez e aos demais sindicalistas.Absurdo!!! #AguaNaoEMercadoria"

Gervásio ainda postou o seguinte vídeo: https://www.instagram.com/p/B4QM5NeJafn/?igshid=1n77sf1v843ep

Confira vídeo do momento do ataque do deputado a Wilton Maia, que fala ao fundo da postagem

https://www.youtube.com/watch?v=IDkQ36rmxRc&feature=youtu.be

Confira fotos que atestam a agressão do deputado ao presidente do Stiupb

 

Outras notícias