Notícias
Wilton Maia com os deputados Gervásio Maia e Frei Anastácio
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que vai deixar para segunda-feira (9) a análise do projeto que altera o marco legal do saneamento (PL 3261/19). O texto estava na pauta de votações de hoje, conforme o presidente do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia, que está em Brasília.
O adiamento retirou a obstrução em Plenário de partidos contrários ao texto, especialmente os de oposição.
O ponto principal do projeto é estabelecer prazo para licitação obrigatória dos serviços de saneamento, em que empresas privadas e estatais competirão. Hoje, os prefeitos e governadores podem optar pela licitação ou por firmar termos de parceria direto com as empresas estatais.
As estatais poderão renovar o termo, mas novos contratos de programa serão proibidos após a publicação da lei. Alguns governadores ainda discutem mudanças no texto, que tem como relator o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP).
DIA DE LUTA
Nesta quarta-feira, 04, os diretores do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba – Stiupb, permaneceram em Brasília lutando, juntamente com a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU e outras entidades, para que não seja votado o Projeto de Lei 3261. O Plenário da Câmara dos Deputados estava para votá-lo a qualquer instante. O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, graças ao empenho do deputado federal Gervásio Maia (PSB), conseguir adentrar ao local da votação, onde buscou apoio de parlamentares.
Horas antes, o dirigente sindical e Guilherme Mateus (também diretor do Stiupb), estiveram reunidos com líderes de vários partidos, buscando apoio para que o PL seja derrotado.
O deputado Frei Anastácio (PT-PB), também abraça a causa urbanitária e esteve reunido com os dirigentes que defendem o saneamento público e eficiente e contra esse Projeto que visa tão somente privatizar as empresas em nome do lucro fácil.
https://www.youtube.com/watch?v=KaZ1F1nNLi4
A luta em Brasília
]
