Notícias
Os diretores do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez (presidente), Guilherme Mateus e Henrique Diógenes, participam em Salvador, no auditório do Sindae-BA, do Encontro Nacional dos Urbanitários – ENU, como forma de fortalecer a estrutura nacional do ramo e buscar unidade nas lutas. O evento foi iniciado ontem (20)
No encontro, os urbanitários debatem questões abrangentes como: conjuntura política e econômica, setores de energia e saneamento, um tema transversal (mulher), análise das campanhas salariais (DIEESE) e Intersindicais.
O DIA DE ONTEM - O 10º ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários – teve início, nesta segunda-feira (20/1), com a participação de expressivo número de trabalhadores dos setores elétrico, saneamento, gás e meio ambiente e a presença de importantes personalidades.
A mesa sobre a Análise de Conjuntura contou com palestras de José Sérgio Gabrielli, economista e ex-presidente da Petrobras; Sérgio Nobre, presidente da CUT Nacional, e o deputado federal Afonso Florence (PT-BA).
Na sequência, foram realizados painéis sobre campanhas salariais e “mulher trabalhadora e a sociedade”, além do ato de filiação da FRUSE – Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste -, presidida por Marcelo Fiorio, à CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários, presidida por Paulo de Tarso.
A FNU está representada por vários membros de sua diretoria para discutir os grandes temas do momento: a privatização das empresas do setor elétrico e saneamento. Arilson Wunsch, secretário administrativo e financeiro da FNU, explica que os urbanitários estão planejando o ano de 2020, que novamente será um ano muito difícil para a classe trabalhadora, mas principalmente para a sociedade brasileira que sofrerá os impactos das privatizações. “Nossa soberania está sendo frontalmente ameaçada com as intenções de entrega dos setores elétrico e de saneamento”, explica Arilson.
Nesta terça (21/1), o ENU prossegue com a realização de painéis sobre perspectivas nos setores elétrico e de saneamento.
O encontro é promovido pela CNU e pelas Federações regionais (FNU, FRUNE e FURCEN) e contará com apoio logístico dos sindicatos anfitriões (Sinergia-BA e Sindae/BA).
O presidente da CNU, Paulo de Tarso, explica que o ENU não terá disputas para cargos e eleições, simplesmente, iremos debater ideias e sugestões para iniciarmos à nossa jornada de lutas 2020.
Em outros dias, porém, haverá eventos à parte do coletivo urbanitário para discussão de temas de interesse específico.
No dia 22: reunião do Coletivo Nacional de Saneamento (na sede do Sindae-BA).
De 22 a 24 próximos: Planejamento 2020 do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE (Hotel Vilamar), com olhar voltado para o projeto do Governo Bolsonaro para privatizar a Eletrobras.
Vídeo da Plenária de ontem:
https://www.facebook.com/sindaeba/videos/2197802330529287/
Clique para programação:
