Notícias

21.01.2020
Diretores do Stiupb participam de Encontro em Salvador que vai definir lutas para 2020

Os diretores do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez (presidente), Guilherme Mateus e Henrique Diógenes, participam em Salvador, no auditório do Sindae-BA, do Encontro Nacional dos Urbanitários – ENU, como forma de fortalecer a estrutura nacional do ramo e buscar unidade nas lutas. O evento foi iniciado ontem (20)

No encontro, os urbanitários debatem questões abrangentes como: conjuntura política e econômica, setores de energia e saneamento, um tema transversal (mulher), análise das campanhas salariais (DIEESE) e Intersindicais.

O DIA DE ONTEM - O 10º ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários – teve início, nesta segunda-feira (20/1), com a participação de expressivo número de trabalhadores dos setores elétrico, saneamento, gás e meio ambiente e a presença de importantes personalidades.

A mesa sobre a Análise de Conjuntura contou com palestras de José Sérgio Gabrielli, economista e ex-presidente da Petrobras; Sérgio Nobre, presidente da CUT Nacional, e o deputado federal Afonso Florence (PT-BA).

Na sequência, foram realizados painéis sobre campanhas salariais e “mulher trabalhadora e a sociedade”, além do ato de filiação da FRUSE – Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste -, presidida por Marcelo Fiorio, à CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários, presidida por Paulo de Tarso.

A FNU está representada por vários membros de sua diretoria para discutir os grandes temas do momento: a privatização das empresas do setor elétrico e saneamento. Arilson Wunsch, secretário administrativo e financeiro da FNU, explica que os urbanitários estão planejando o ano de 2020, que novamente será um ano muito difícil para a classe trabalhadora, mas principalmente para a sociedade brasileira que sofrerá os impactos das privatizações. “Nossa soberania está sendo frontalmente ameaçada com as intenções de entrega dos setores elétrico e de saneamento”, explica Arilson.

Nesta terça (21/1), o ENU prossegue com a realização de painéis sobre perspectivas nos setores elétrico e de saneamento.

O encontro é promovido pela CNU e pelas Federações regionais (FNU, FRUNE e FURCEN) e contará com apoio logístico dos sindicatos anfitriões (Sinergia-BA e Sindae/BA).

O presidente da CNU, Paulo de Tarso, explica que o ENU não terá disputas para cargos e eleições, simplesmente, iremos debater ideias e sugestões para iniciarmos à nossa jornada de lutas 2020.

Em outros dias, porém, haverá eventos à parte do coletivo urbanitário para discussão de temas de interesse específico.

No dia 22:  reunião do Coletivo Nacional de Saneamento (na sede do Sindae-BA).

De 22 a 24 próximos: Planejamento 2020 do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE (Hotel Vilamar), com olhar voltado para o projeto do Governo Bolsonaro para privatizar a Eletrobras.

Vídeo da Plenária de ontem:

https://www.facebook.com/sindaeba/videos/2197802330529287/

Clique para programação:

https://cdnstatic8.com/fnucut.org.br/wp-content/uploads/2020/01/PROGRAMA%C3%87%C3%83O-10%C2%BA-ENU-2020-BAHIA.pdf

 

 

Outras notícias