Notícias

23.03.2020
Stiupb apoia Cagepa que pede uso racional da água e registro de denúncias pelos canais de atendimento

O Stiupb apoia o apelo que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está fazendo via redes sociais, quando solicita à população que as denúncias sobre falta d’água, vazamentos, desvios na rede ou quaisquer outros tipos de irregularidades ou interrupção de serviços devem ser feitas pelos canais de atendimento com informações corretas, como matrícula e endereço completo. O uso racional da água também deve ser priorizado neste período, para evitar problemas de intermitência na distribuição.

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, a colaboração da população é fundamental para que as equipes de manutenção sejam acionadas e resolvam o problema no mais curto prazo de tempo possível. “Muitas pessoas procuram a imprensa antes mesmo de registrarem a reclamação junto à Cagepa. Isso atrasa a resolução do problema porque é impossível fazer o monitoramento de toda a rede em tempo real. Então, contamos com a ajuda dos moradores, que podem nos informar assim que detectarem algum vazamento ou falta d’água, com informações completas”, explica.

Marcus Vinícius destacou que, ao ligar para o 115, o cliente tenha sempre em mãos sua fatura da Cagepa e, ao final da ligação, solicite e anote o número do registro de atendimento (RA). “A partir do RA, o cliente pode acompanhar o andamento da sua solicitação”, disse.

Seguindo as recomendações do Governo do Estado de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, a Cagepa passa a restringir o atendimento presencial aos casos de extrema necessidade, direcionando as demais situações para o call center 115 e para os canais online: pelo site www.cagepa.pb.gov.br e agora pelo aplicativo Cagepa, que pode ser baixado pelo Google Play por qualquer smartphone com sistema operacional Android.

No aplicativo, os clientes podem solicitar serviços como: emissão de segunda via de sua fatura, registro de reclamações, consulta de informações sobre o consumo do seu imóvel e acompanhamento de solicitações.

Uso racional – A quarentena tem provocado uma mudança no padrão de consumo dos paraibanos e, devido ao aumento das pessoas em casa, tem crescido também o uso da água. No entanto, o presidente da Cagepa, alertou sobre o alto consumo. “Temos que ponderar o equilíbrio entre oferta e demanda. O consumo desenfreado pode baixar o nível dos reservatórios rapidamente. Não podemos abusar, agora mais do que nunca”, advertiu.

Marcus Vinícius conclamou a população a agir de maneira solidária e endossar a causa com medidas práticas de racionalidade. “No cenário atual de pandemia do coronavírus, precisamos unir esforços para combater essa ameaça. Precisamos ter responsabilidade e senso coletivo para enfrentarmos esse problema. Sabemos que a principal medida preventiva contra o coronavírus é a higienização, então estamos trabalhando diuturnamente para evitar a falta d’água. Mas, a população precisa ser nossa parceira nesse processo”, disse.

Como economizar água sem descuidar da limpeza?

– Feche bem as torneiras durante o ensaboamento das mãos e após o uso. Torneira aberta em 1 minuto gasta 3 litros de água;

– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– Evite banhos demorados. O chuveiro aberto em 15 minutos gasta 60 litros de água;

– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira para o enxague;

– Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas;

– Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira;

– Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira;

– Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários;

– Conserte imediatamente os vazamentos, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.

CANAIS DE ATENDIMENTO:

– Teleatendimento 115

– Redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram)

– Agência virtual (www.cagepa.pb.gov.br)

– App Cagepa, que está disponível para smartphones com sistema Android

 

Outras notícias