Notícias

04.06.2020
Audiência pública que discutiu concessão dos serviços da Cagepa em Campina Grande foi realizada hoje

Mais de 260 pessoas participaram da audiência pública, que ocorreu de maneira virtual devido a PANDEMIA do COVID-19, a audiência teve como pauta a discussão da Minuta do Contrato de Programa a ser celebrado entre a Cagepa e Prefeitura Municipal de Campina Grande - PMCG. A assinatura desse contrato garante que a Cagepa continuará prestando os serviços de água e esgoto em Campina Grande.

O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba - Stiupb, esteve presente em toda a audiência, com as presenças dos seus diretores, bem como com funcionários da Cagepa que fizeram questionamentos diversos.

Na ocasião, o Comitê Gestor das Parcerias Público Privadas de Campina Grande expôs todos os detalhes acerca da renovação do contrato entre a Prefeitura e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) da concessão dos serviços de expansão, modernização, manutenção, gestão e operação do sistema de abastecimento, coleta e tratamento do esgoto do Município.

Diversas autoridades participaram da Audiência, entre elas, o próprio prefeito Romero Rodrigues, diretores do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba - Stiupb, além de vereadores, sindicalistas e pessoas do povo.

Em sua fala, Wilton Maia Velez (presidente licenciado do Stiupb), disse que era um momento histórico e que estava muito feliz por isso enquanto cidadão paraibano.

Wilton defendeu na ocasião que a Cagepa tivesse um tele-atendimento exclusivo a Campina Grande e não por um canal que atende a todos.

O prefeito Romero Rodrigues abriu a reunião, destacando a importância da transparência no processo de negociação entre o Município de Campina Grande e a Companhia para a manutenção da concessão nos próximos 35 anos e fez questão de ressaltar o papel no processo do Ministério Público da Paraíba.

O presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, em seguida, fez uma exposição sobre o programa da autarquia para o Município, a médio e longo prazos. O diretor de Expansão da autarquia, Simão Almeida, também participou da audiência, bem como Joaquim Almeida, Diretor de Operação de Manutenção da Companhia.

Ao longo da consulta pública, que durou cerca de duas horas, foram apresentadas várias sugestões e levantados vários questionamentos sobre o novo contrato. A presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Ivonete Ludgério, participou da consulta pública e elogiou a condução do processo e os avanços alcançados.

Durante ainda a reunião foram corroborados os compromissos, que serão firmados em contrato, de investimentos por parte da Cagepa na infraestrutura de água e esgotos de Campina Grande nos próximos anos, como também a aplicação de um programa de melhoria em pontos como o de restauração de vias públicas, diminuição do tempo de atendimento às demandas dos consumidores e na central de atendimento.

Pelo acordo celebrado entre o Município e o Governo do Estado, serão repassados para a Prefeitura R$ 45 milhões, de forma parcelada, para a manutenção da concessão com a Cagepa.

Representatividade

Entre as diversas entidades que participaram da reunião virtual, interagiram os representantes da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste; Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande, além de auxiliares do prefeito Romero Rodrigues, entre eles, o deputado estadual Tovar Correia Lima, que esteve à frente da Seplan, além do represante do Sindfisco, o ex-vereador Antônio Pereira.

Momento da apresentação

Prefeito Romero também participou da audiência

Wilton Maia falou da importância desse momento

Presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, expondo na audiência

Presidente da Câmara, vereadora Ivonete Ludgério

 

 

 

 

Outras notícias