Notícias
Companheiros trabalhadores da Cagepa
Vimos através desta nota, lhes trazer alguns esclarecimentos a respeito das discussões para definição do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022.
Primeiro precisamos fazer um histórico do que tem acontecido nesse ano adverso, por conta da Pandemia do Covid-19.
Em abril passado, o Stiupb solicitou o adiamento da negociação por causa da pandemia “Covid-19’, no que foi aceito pela Companhia. No Dia 31 de julho, o Sindicato enviou a pauta das reivindicações para o ACT 2020/2022 aprovada pela categoria e encaminhada à Cagepa, após a realização de Assembleia Geral com os trabalhadores (On-line), no dia 30 daquele mesmo mês.
Na última quarta-feira, 19, aconteceu, em João Pessoa, uma reunião entre os diretores do Stiupb e a direção da Cagepa, na sala da Presidência da Companhia, cujo teor segue abaixo:
A reunião realizada entre o STIUPB, representado pelos: presidente em exercício Adriano Teixeira e diretores Edjunior Medeiros e Henrique Diógenes. CAGEPA, Diretor Presidente Marcus Vinicius, Diretor de expansão Simão Almeida, Advogado Dr. Alisson Carlos Vitalino. A pauta da reunião foi para tratar do ACT-2020/2022, entre outros assuntos.
Na ocasião após uma explanação do Diretor Presidente da Cagepa, sobre a situação econômica da empresa em relação a conjuntura atual, que perdurou por mais ou menos uma hora, em seu discurso pediu que o sindicato entendesse a situação, que não havia condições de apresentar nenhuma proposta de reajustes salarial para a categoria, ou seja, que o congelamento dos salários era eminente, “espero que o sindicato entenda a situação e nos ajude nesse momento”.
Frente a isso, Marcus Vinícius disse ainda que nenhumas das cláusulas sociais seriam afetadas, ou seja, seriam mantidas conforme ACT- 2018/2020.
No entanto ao final da reunião, nos entregou um oficio/resposta à solicitação do STIUPB, Ofício nº 303/2020/PRE, anexando a contraproposta da empresa.
Com base nisso, o STIUPB, ao ler a contraproposta da empresa, ficou surpreso, e entendendo que tenha havido um equívoco ou até mesmo um erro de digitação da assessoria dos dirigentes da empresa considerando que o texto apresentado difere do que foi discutido na reunião do último dia 19, na Capital do Estado.
Por este motivo, a diretoria do STIUPB em reunião remota realizada no dia 20/08/2020, deliberou que não será divulgada à categoria a contraproposta da Companhia, pelo fato do Sindicato não concordar com o conteúdo apresentado no anexo, inclusive por destoar do que foi claramente verbalizado pelo presidente da Companhia.
Com base nos princípios de luta e defesa dos interesses da classe trabalhadora, reiteramos a manutenção do texto descrito do ACT 2018/2020, ou seja, manutenção dos direitos existentes e, nos colocamos a disposição para discussões das cláusulas de cunho econômico, acreditando, que será revista a contraproposta encaminhada pela empresa.
Confira abaixo a ofício da Cagepa enviado ao Stiupb:
Ofício da_Cagepa_ao_Stiupb.pdf
Só conquista quem luta!
Diretoria Stiupb
Campina Grande, 20 de agosto de 2020
