Notícias
O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba - Stiupb, vem, por meio desta nota, externar solidariedade aos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios que estavam em greve e foram penalizados pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST, que decidiu nesta semana retirar 50 das 79 cláusulas do ACT – Acordo Coletivo de Trabalho.
O lamentável é que o TST agiu contra um Acordo que teria vigência até 2021, cujas cláusulas históricas foram constituídas e construídas com mais de 30 anos de lutas pela classe trabalhadora. Pela primeira vez muda-se a história de um tribunal trabalhista brasileiro para beneficiar as grandes empresas e massacrar homens e mulheres que dão sua vida no seu dia a dia laboral.
Obviamente que essa decisão do TST tem como pano de fundo enfraquecer os Sindicatos, os movimentos de lutas das entidades de classe e acelerar a onda de retirada de direitos e de privatizações proposta pelo Governo Bolsonaro. Os Correios, a Eletrobrás, as empresas de saneamento estão nessa lista e iremos lutar muito para barrar essas iniciativas.
A partir dessa decisão do TST, direitos históricos como Licença Maternidade, Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Licença Adoção, Prevenção de Doenças, Horas Extras, estão entre as cinquenta Cláusulas que foram amputadas dos trabalhadores dos Correios do Brasil. O TST ainda determinou desconto salarial referente a metade dos dias de greve e compensação nos demais dias.
O STIUPB, que juntamente com a Federação Nacional dos Urbanitários - FNU, está lutando contra os processos de privatizações propostos pelo Governo, vem manifestar solidariedade à categoria trabalhadora dos Correios e colocando-se à disposição para o enfrentamento da questão.
Afinal, somos todos trabalhadores e essa decisão do Tribunal Superior do Trabalho, pode refletir muito, no chamado efeito cascata, em outras decisões para outras categorias de trabalhadores.
Campina Grande, 23 de setembro de 2020
SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!
Diretoria Stiupb
