Notícias

14.10.2020
Stiupb manifesta apoio aos trabalhadores de empresa de energia pública do DF que pode ser privatizada

O Sindicato dos Urbanitários daParaíba – Stiupb, manifesta total solidariedade aos trabalhadores urbanitários do Distrito Federal que podem perder seus postos de trabalho nos próximos dias, tendo em vista que em Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas realizada hoje, 13/10, foi aprovada a privatização da CEB, dando mais um passo para a configuração do maior estelionato eleitoral da história recente do Distrito Federal.

Paralelamente, a administração da CEB anuncia a criação de duas empresas, que irão absorver apenas 100 empregados da distribuidora. A solução dada pelo presidente da Companhia sobre os demais trabalhadores concursados é cínica, para dizer o mínimo: “deverão apresentar currículo à nova controladora”.

valor mínimo para a venda é de aproximadamente R$ 1,424 bilhão. Caso a proposta se concretize, a empresa, que conta com 80% de participação do governo do DF, vai à leilão. Nesta quarta (14), houve uma audiência pública com a população sobre o tema.

Os funcionários e o Sindicato foram impedidos de usar carros de som em manifestação pacífica realizada neste dia.

O diretor do Stiu-DF, João Carlos Dias, diz que "não há sentido privatizar a empresa". Segundo ele, a CEB pratica uma das menores tarifas do Brasil.

O Stiupb está sempre na luta em defesa das empresas brasileiras públicas, por entender que esse modelo de privatização só atende mesmo ao capital privado, não preserva empregos e, pior ainda, acarreta em prestação de serviço duvidoso, como acontece com as empresas de telefonia e ainda praticam tarifas exorbitantes tudo em nome do lucro fácil.

Recebam todos os eletricitários urbanitários do DF nossa irrestrita solidariedade!

 

Outras notícias