Notícias

11.06.2021
Trabalhadores do Sistema Eletrobras entram em Estado de Greve por conta da possível votação da MP que privatiza a empresa

Os sindicatos dos trabalhadores da base do Sistema Eletrobras, inclusive os trabalhadores(as) da área de Operação reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2021, deliberaram por ESTADO DE GREVE, que culminará em greve por 72 horas a partir de zero hora do dia 15 de junho de 2021, devido ao agendamento da votação no plenário do Senado da República da proposta de privatização da Eletrobras, ao descumprimento dos Acordos Coletivos de Trabalho Nacional e Específicos, não renovação de Acordo Específico de trabalho e demissões de trabalhadores e dirigentes sindicais, em decorrência de interpretação da EC 103 nas Empresas do Sistema Eletrobras.

Fica condicionada sua suspensão à realização de reunião com o presidente do senado e o relator da MP naquela casa ou mesmo à retirada de pauta do referida MP e que a Eletrobras cumpra os Acordos coletivos de Trabalho Nacional e Específicos, e cesse as demissões pela EC 103.

É importante ressaltar ainda que os serviços essenciais à população, conforme Lei 7.783/89 (Lei de Greve) serão mantidos e os casos emergenciais serão negociados com as federações e as Entidades Sindicais.

BONS RESULTADOSVinculada ao Ministério de Minas e Energia, a estatal é a maior e mais lucrativa empresa desse ramo na América Latina, responsável por 30% da energia gerada do Brasil. A MP prevê a venda de papéis acionários para o mercado sem a participação da empresa, o que resultará necessariamente na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.

É a segunda maior empresa que cuida de energia do mundo. É uma empresa lucrativa. Nos últimos anos ela conseguiu colocar em caixa R$ 30 bilhões e antes ela não tinha muitos recursos em caixa porque o Brasil investiu muito no programa Luz Para Todos. Nós temos água potável para o Brasil e para o mundo e estamos colocando isso tudo, todo nosso patrimônio natural, nas mãos de empresas estrangeiras.

 

Outras notícias