Notícias

16.09.2021
Stiupb realiza mais uma reunião remota para tratar da privatização dos serviços de água e de saneamento no País

O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), promove nesta quinta-feira, (16), mais uma assembléia remota com diretores e delegados sindicais pra tratar do tema atual do segmento urbanitário brasileiro: a privatização dos serviços de água e do saneamento no País, possibilidade que se aproxima dos paraibanos, a partir de edital que o Governo da Paraíba pretende lançar até o final de 2022.

A audiência será por intermédio do Google Meet, às 19, nesta quinta-feira, 16, cujo link será disponibilizado no final da tarde.

O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, informou que a reunião extraordinária terá a presença especial do presidente do Sindágua do Rio de Janeiro, Ary Girota, um grande defensor do saneamento público eficiente.

Igualmente ao Amapá e Alagoas, o saneamento do RJ também foi privatizado com a justificativa de universalização do saneamento e redução de tarifas.

O dirigente sindical do RJ tem dito em entrevistas que a concessão da Cedae agravará ainda mais os problemas sociais e sanitários da população, principalmente, das camadas mais vulneráveis e periféricas, ao transformar a prestação de um serviço essencial e público em um negócio que faz da água uma mercadoria, criando a figura do atravessador.

Para Wilton Maia, a realidade é que a privatização significa um enorme ataque aos trabalhadores e a prestação de serviço à população, e ao longo da história brasileira significou aumento de preços e piora na qualidade dos serviços.

 

Outras notícias