Notícias
Após percorrer mais de 30 municípios realizando assembleias com os trabalhadores para a construção de propostas pra efetivar o Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2023/2024, diretores do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), se reuniram nesta terça-feira, 7, com a direção da Energisa.
Da parte do Stiupb participaram: Wilton Maia (presidente), Adriano Teixeira (vice), Roberto Nóbrega, Genildo Gomes, Valdemar Figueiredo, Henrique Diógenes e Alberto Coelho e, pela Energisa, Daniel Lacerda.
A reunião tratou mais da pauta encaminhada pelo Sindicato, que propõe reajuste no âmbito financeiro no entorno de 15% e inserções e alterações nas redações das cláusulas do ACT, visando manter benefícios já conquistados e avanços que na visão da direção do sindicato são importantes.
No curso da reunião, o sindicato reiterou a necessidade do pagamento da gratificado junina e natalina do ticket alimentação, equivalente a metade do valor pago mensalmente.
Foi tratada a questão da melhoria do gozo do banco de horas positivas pelos trabalhadores, possibilidade de pagamento do auxílio transporte para trabalhadores que residam distante da agência onde trabalhem, dentre outros inúmeros temas. (Pauta segue em anexo).
A reunião terminou por volta das 17hs; e na próxima quinta-feira, dia 09, haverá encontro do sindicato com o novo chefe do setor de negociações da Energisa, que será na sede do STIUPB, e terá como objetivo alinhar os parâmetros negociais.
Assim, conforme solicitado pela direção da Energisa , haverá o aguardo da divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que reflete a inflação do período e é usado como base para o reajuste salarial, e este será divulgado na proxima sexta feira, dia 10.
A direção do sindicato acredita, que só a partir da próxima semana, haverá posicionamento concreto da Energisa com relação a pauta encaminhada e assim esta ofertará uma contraproposta objetiva.
O presidente Wilton Maia avaliou que a negociação seguiu de forma responsável e técnica, e que o sindicato cumpriu com sua obrigação ao apresentar à empresa os anseios dos trabalhadores externados na pauta apresentada e que agora, aguardará a contraproposta da Energisa,
SEGUE ABAIXO A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES:
PAUTA_DO_STIUPB_PARA_ENERGISA.pdf