Notícias

02.02.2024
ENERGISA AGINDO COM PRÁTICAS ANTISSINDICAIS: Cinco Dirigentes Sindicais demitidos injustamente pela Energisa, Stiupb anuncia medidas judiciais duras

A diretoria do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb) e seus assessores jurídicos, estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 02, com os Dirigentes Sindicais que foram demitidos pela Energisa Paraiba.

 

Na reunião, presidida por Wilton Maia, foram colocadas as medidas a serem postas para que essas demissões sejam revertidas, uma vez que essa medida foi posta pela empresa justamente atingindo quem tinha atuação e estabilidade sindical.

 

Dessa vez foram cinco companheiros, contudo em outubro de 2023 a empresa havia demitidos outros três dirigentes e em meados de janeiro a empresa   demitiu um delegado sindical.

 

Aliás, essa prática antinssindical, tem sido  repudiada pelo Stiupb em nota publicada recentemente no site do sindicato, com o seguinte teor:

 

As práticas antissindicais, medidas tomadas por gestores de empresas públicas e privadas contra dirigentes dos sindicatos ou trabalhadores, com objetivo é tentar cercear o trabalho dos sindicalistas e a atuação do trabalhador sindicalizado em defesa dos direitos e impedir conquistas, como melhores condições de trabalho e renda.

 

Nesse sentido, a ENERGISA PARAÍBA efetuou a demissão sumaria de dirigentes sindicais, sem qualquer justificativa, contudo, é importante ressaltar que esses companheiros estavam dirigindo as assembleias para debater a participação dos trabalhadores e trabalhadoras nos lucros e resultados da empresa.

 

Após as assembleias, e com o acordo já assinado, fomos surpreendidos com as notícias das demissões, um fato que reitera a importância de nos mantemos na luta conterá todo tipo de discriminação, inclusive a prática antissindical.

 

Depois do comunicado, tentamos entrar em negociação com a empresa, buscando a readmissão dos companheiros, sem que houve sucesso nas tratativas, comunicamos que estaremos buscando reparar essa injustiça por meios legais.

 

Outras notícias