Notícias

08.02.2024
Encontro de Federações realizado em São Paulo teve firme participação do Stiupb; Evento termina com carta ao Presidente Lula

O 2° Encontro Setorial das Federações Urbanitárias terminou nesta quinta-feira (8/2) e se consagrou como um evento vitorioso do ramo urbanitário, superando o 1° Encontro, em quantidade de dirigentes sindicais, que somaram mais de 100 nos três dias do Encontro. Dezesseis estados da federação estiveram representados.

 

Ao final, com a presença de representantes das centrais sindicais, foi lida uma Carta Aberta ao Presidente Lula, pontuando reivindicações dos trabalhadores urbanitários.

 

A carta, que estará disponível para adesão de entidades nos próximos dias. Também foi aprovada   o plano de ações dos setores elétricos e de saneamento, que serão publicadas no site do Stiupb.

 

SOBRE O EVENTO

 

Durante o evento foram abordadas temáticas sobre o saneamento e sobre o setor elétrico. A presença das entidades nesse encontro mostra a unidade na luta em defesa do saneamento público e da retomada da Eletrobras pelo Estado. O governo Lula foi eleito com a bandeira de defesa dos interesses nacionais, por isso, é fundamental esse encontro setorial para se dialogar e construir alternativas que pressione por mudanças em setores estratégicos. Na abertura ocorreu a mesa “Saneamento: resoluções do último setorial”.

 

No segundo dia do Encontro, a temática em debate foi a energia elétrica: agendas de lutas, a privatização da Eletrobras, a incorporação de Furnas, a renovação das concessões das distribuidoras e o direito à aposentadoria especial aos eletricitários que trabalham sob risco de choque elétrico.

 

O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), através do seu presidente, Wilton Maia e os diretores Guilherme Mateus e Henrique Diógenes, participaram do evento, que aconteceu em São Paulo, desde a terça-feira, 6, e foi finalizado neste dia 08 na sede do Sintaema.

 

O presidente Wilton Maia falou em vários momentos do encontro, não apenas expondo a realidade da Paraíba sobre saneamento, mas também apresentando a denúncia contra a prática antissindical  realizada pela ENERGISA, que demitiu Dirigentes Sindicais, também provocou aos participantes para que saiam da “zona de conforto” e vejam que o atual Governo, mesmo tendo sido eleito por parcela dos brasileiros que não queria mais o modelo de gestão anterior, não tem nos espaços de poder,  representação que defendam os interesses da classe trabalhadores em vários Ministérios.

 

O presidente da Fenatema (Federação que o Stiupb é filiado), Chicão, falou da importância do 2° Encontro Setorial das Federações Urbanitárias, que considerou com um marco.

 

"Conseguimos deixar de lado os pontos divergentes e unificar a luta em defesa da classe trabalhadora", afirmou Chicão.

 

Confira fala dele neste link: https://www.instagram.com/p/C3FhT_wLjuQ/

 

FOTOS DO EVENTO

 

 

Outras notícias