Notícias
A quarta mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026 entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) e a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), na tarde da última quarta-feira, 19, na sede da empresa, em João Pessoa, foi considerada como importante pelo presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, diante dos avanços nas negociações para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026.
Foram garantidos a manutenção de vários benefícios históricamente conquistados pela categoria, o ticket alimentação teve um bom reajuste, a proposta para o reajuste salarial é a inflação e algumas cláusulas necessitam ajustes.
As questões que tratam das diárias, que tiveram aumento, também da gratificação de deslocamento de transporte. Está sendo ajustada, ainda é preciso ajustar a inclusão do ACT da cláusula bônus sobre detecção de by-pass e ligações clandestinas.
A jornada de 12x36h está mantida e a aplicação da jornada de 24x72h em alguns locais haverá a possibilidade de ser implantada.
A empresa propôs retirar algumas cláusulas, mas graças à negociação, elas foram mantidas.
O Stiupb, através da sua diretoria, aguarda agora que aconteça uma nova reunião entre as partes para que novas conquistas possam ser possíveis e os ajustes nas cláusulas em discussão sejam concluídas.
O presidente do sindicato disse que o Stiupb segue na luta, sempre defendendo os urbanitários em todos os aspectos: "Nossa missão é não abrir mão dos direitos dos trabalhadores, buscando uma negociação responsável", disse Wilton.
Reuniões anteriores:
1ª Mesa: Foi realizada no Ministério Público do Trabalho-MPT, com garantia da data-base e validade do ACT vigente até a assinatura do novo acordo.
2ª e 3ª Mesas: Foram realizadas na Seda da CAGEPA, onde as discussões pautaram cláusulas sociais e econômicas do ACT, que estão em processo de ajustes na redação.Pontos em destaque:
Data-base: Manutenção da data-base original do acordo.
Validade do ACT vigente: O acordo atual permanece válido até a assinatura do novo ACT.
CONFIRA ABAIXO VÍDEO COM WILTON MAIA EXPLICANDO COMO FOI A REUNIÃO: