Notícias

14.09.2021
Sindicato dos Urbanitários reúne diretores e delegados para lançamento da “Campanha Salve o Saneamento”

O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), estará apresentando nesta terça-feira, 14, às 19h, aos diretores e delegados de base, a “Campanha Salve o Saneamento – Água é vida, não é mercadoria”.

A reunião será de forma remota, através do Meet, no seguinte link: https://meet.google.com/tdo-ocxa-zpq

A campanha, de acordo com o presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, objetiva fazer frente às investidas do Governo da Paraíba, que já anunciou realizar leilão até o final de 2022, via BNDES, para entregar os serviços da Cagepa à iniciativa privada.

Embora o governador João Azevêdo tenha dito que se trata de fake news essa história de privatização, o cenário nacional que tem se apresentado nas reuniões do BNDES com o próprio governador e outros governadores, evidenciam o caminho da entrega das companhias ao capital privado.

Inclusive, fatos concretos já aconteceram em outros Estados, como no Rio de Janeiro, Amapá e em Alagoas.  Neste mês de setembro, mais precisamente no dia 2, o Consórcio Marco Zero, liderado pela empresa Equatorial Energia, ofereceu o maior valor e será a concessionária do serviço de saneamento básico do Amapá pelos próximos 35 anos.

A Equatorial Energia é a mesma empresa que em 25 de junho arrematou a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e vai iniciar a privatização do serviço no estado.

“Aqui na Paraíba a Cagepa já dividiu o saneamento em microrregiões e estamos convictos que as empresas a operaram esses serviços, se interessarão apena pelas cidades maiores e os pequenos municípios que dependem do subsídio cruzado, serão os mais penalizados”, afirmou Wilton Maia.

SOBRE A CAMPANHA – As estratégias da campanha serão apresentadas na reunião desta noite e que terá a participação da presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Dafne Orion.

 

 

 

Outras notícias