Notícias

20.09.2024
Sem acordo com a CAGEPA no MTE, Stiupb buscará mediação no MPT.

 

Conflito entre Stiupb e CAGEPA segue sem acordo, Sindicato buscará auxílio no MPT.

 

Após meses de impasse nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) continuam sem avanços concretos. A última tentativa de mediação, ocorrida nesta sexta-feira (20), no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), terminou sem acordo, conforme ATA NEGATIVA emitida pelo MTE.

 

As negociações se arrastam desde o início do ano, com a empresa apresentando propostas que o sindicato classifica como prejudiciais aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente no que diz respeito à esfera jurídica.

 

De acordo com o Stiupb, as medidas sugeridas pela CAGEPA comprometem direitos adquiridos ao longo de anos, o que tem sido um ponto central de resistência da categoria.

 

O processo de diálogo entre as partes incluiu uma série de reuniões de autocomposição, além de uma mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) e três mediações no MTE. No entanto, mesmo após esses esforços, as negociações chegaram a um ponto crítico, sem qualquer avanço significativo.

 

Diante do fracasso das tentativas de acordo no MTE, o Stiupb anunciou que buscará uma nova mediação junto ao Ministério Público do Trabalho, mantendo sua postura firme na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da CAGEPA. A entidade reafirmou seu compromisso de não ceder frente às propostas que considera como retrocessos nas conquistas trabalhistas da categoria.

 

O clima entre os trabalhadores e a direção da empresa permanece tenso, e o sindicato já alerta que outras mobilizações podem ser realizadas, conforme realizada ontem (19/09 ), caso a empresa não reveja suas posições.

 

O Stiupb, que representa os trabalhadores da CAGEPA, destacou a importância de continuar lutando pela manutenção dos direitos, em um cenário de crescentes pressões sobre as conquistas trabalhistas.

ATA DE MEDIAÇÃO

 

 

Outras notícias