Notícias
A reunião foi remotamente
O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (STIUPB) participou, na manhã desta quinta-feira (19), de uma reunião de mediação promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a Energisa Paraíba, para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o período de 2024/2025. O encontro, que ocorreu de forma virtual, teve início às 10h30 e se estendeu até pouco depois das 13h, quando foram debatidas as propostas apresentadas pelo STIUPB visando melhorias para os trabalhadores da concessionária de energia.
De acordo com Wilton Maia Velez, presidente do STIUPB, durante a reunião, a empresa se comprometeu a levar as propostas debatidas para apreciação interna. “Houve uma troca de ideias importante, mas a empresa precisará avaliar internamente os pontos discutidos antes de dar uma resposta final”, afirmou o sindicalista.
Uma nova rodada de mediação foi agendada para sexta-feira (20), também com a participação do Ministério do Trabalho, de forma remota. Neste novo encontro, a Energisa deverá apresentar sua posição oficial em relação às reivindicações feitas pelo sindicato. O STIUPB realizará reunião com a classe trabalhadora para apreciação do caso haja uma nova proposta apresentada pela ENERGISA. As informações do processo de negociação serão transmitidas para categoria em reunião em formato virtual, o link será disponibilizado no site sindicato.
A negociação foi convocada pela Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba (SRTE-PB), por meio da Seção de Relações de Trabalho, atendendo a um pedido formal do STIUPB. O sindicato destacou que o objetivo é buscar uma proposta que atenda melhor às necessidades da classe trabalhadora, especialmente considerando que a proposta inicial da empresa foi amplamente rejeitada pelos trabalhadores durante assembleias realizadas entre os dias 3 e 6 de dezembro em trinta cidades paraibanas, além de uma assembleia virtual.
O STIUPB segue firme na luta por melhores condições para os trabalhadores da Energisa, e a expectativa é que a mediação leve a um desfecho positivo para ambas as partes.
CONFIRA ASPECTO DA REUNIÃO: