Notícias
Na manhã desta sexta-feira (20), em reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba, a Energisa reapresentou sua proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente ao período 2024/2025. A proposta será submetida à deliberação dos trabalhadores da ENERGISA, ainda hoje, em reunião virtual convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB), conforme o seguinte link: https://meet.google.com/mqs-djpp-tdh, não podem participar da reunião os empregados da Energisa que trabalham em João Pessoa.
Recapitulando os pontos da proposta da ENERGISA
1. Adiantamento da PLR: A empresa propõe o pagamento de R$ 1.850,00 como adiantamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2024. Esse valor será descontado da parcela final da PLR e, caso a proposta seja aprovada integralmente até o dia 20 de dezembro de 2024, o pagamento será efetuado até o dia 30 de dezembro de 2024. O valor é bruto e estará sujeito às regras de retenção do Imposto de Renda.
2. Reajuste do Vale-Alimentação e Benefícios: A empresa propõe reajuste correspondente a 100% do índice INPC/IBGE acumulado no período de novembro de 2023 a outubro de 2024 (4,60%), retroativo à data-base de novembro de 2024.
3. Ajuste nos pisos salariais: A proposta contempla:
o Reajuste de 4,60% correspondente ao INPC/IBGE acumulado, retroativo a novembro de 2024.
o Piso geral: aumento de 5,10% (sendo 0,50% de ganho real).
o Caso o salário-mínimo nacional seja reajustado acima do INPC/IBGE, o piso salarial geral será automaticamente ajustado para garantir o mesmo ganho real de 0,45%.
o O piso dos eletricistas será reajustado para se manter 2,45% acima do piso geral, com um ganho real acumulado de 6,90% até janeiro de 2025.
4. Reajuste Salarial Geral: A empresa propõe 4,60% de reajuste salarial retroativo a novembro de 2024, aplicado também a todas as cláusulas de natureza econômica do ACT.
5. Plano de Saúde: A Energisa apresentou a possibilidade de postergar o próximo reajuste do plano de saúde, previsto para março de 2025, para outubro do mesmo ano.
Condição de indivisibilidade A empresa reforçou que as propostas apresentadas são indivisíveis e só terão efeito caso sejam aprovadas integralmente pelos trabalhadores.
Assembleia dos Trabalhadores O STIUPB convocou os trabalhadores para deliberarem sobre a proposta l, marcada para esta sexta-feira, 20 de dezembro. A primeira convocação será às 17h30 e a segunda, às 18h00. O link de acesso https://meet.google.com/mqs-djpp-tdh
A decisão da categoria será fundamental para o sindicato encaminhar os próximos passo, O STIUPB destaca a importância da participação de todos os trabalhadores na para assegurar uma deliberação representativa.