Notícias
O gesto dos familiares do nosso amigo urbanitário e associado ao Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), Clécio Nunes Conserva (Eletricista da Energisa), que nos deixou após ser vitimado por um acidente de moto, reacende a importância da doação de órgãos. Na tarde da terça-feira (7), o Hospital de Trauma de Campina Grande recebeu a doação de múltiplos órgãos registrada pela Central Estadual de Transplantes em 2025.
Por meio do gesto da família de Clécio, cinco pessoas terão suas vidas transformadas ao deixarem a lista de espera por um transplante. Foram doados o fígado, os rins e as córneas.
Clécio foi vítima de um trauma cranioencefálico (TCE) em decorrência do acidente automobilístico. Após a realização de exames clínicos e de imagem, foi constatada a morte encefálica. Com a entrevista familiar positiva, foi autorizada a doação.
A cirurgia de captação teve início pouco depois das 18h e durou cerca de quatro horas. O fígado foi levado para João Pessoa onde o receptor, de 44 anos, já aguardava; os rins foram encaminhados para Pernambuco, tendo como receptoras duas mulheres, de 35 e 54 anos, respectivamente.
As córneas foram direcionadas ao Banco de Olhos, responsável pelo processo de armazenamento, seleção e destinação das córneas doadas, garantindo agilidade no transplante para os pacientes que necessitam da intervenção.
Essa doação reforça o compromisso da promoção da vida e a solidariedade por meio da doação de órgãos. A família doadora, em meio à dor, teve a grandeza de transformar luto em esperança, salvando vidas.
Para ser doador não é necessário deixar a informação por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só se efetiva após autorização familiar, conforme a Lei Federal 10.211 de 23 de março de 2001.
Diretores do Stiupb estiveram no velório e sepultamento de Clécio, que tinha apenas 44 anos de idade e transmitiram solidariedade aos familiares e amigos.