Notícias
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) avaliou positivamente a aprovação do empréstimo da Cagepa pela Assembleia Legislativa. Após controvérsias a várias idas e vindas, os deputados estaduais acabaram autorizando o Estado a ser avalista do empréstimo, determinando, no entanto, uma série de fatores condicionantes que o sindicato considera necessários.
“Foi um passo importante, demonstração de bom senso do parlamento estadual em relação a essa matéria”, analisou o presidente do STIUPB, Wilton Maia. O sindicalista destaca alguns pontos importantes na aprovação do aval para o empréstimo.
Um destes pontos foi estabelecido por emenda do deputado Frei Anastácio (PT), que determinou que os recursos (da ordem de R$ 150 milhões) sejam integralmente destinados ao pagamento das dívidas da companhia. “É uma medida necessária porque esse dinheiro tem que ser usado para sanear a Cagepa, pois, a empresa paga mais de 6 milhões de reais em juros referentes aos empréstimos anteriores. Do contrário, não havia sentido o novo empréstimo, sem esquecer que déficit financeiro da Cagepa atualmente é de R$ 320 milhões”, considerou Wilton Maia.
Outro aspecto destacado pelo sindicalista foi à concessão de prazo de quinze dias após o aporte dos recursos para que o Governo comprove a quitação dos débitos, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade fiscal. “Além disso, fica aberta a possibilidade de realização de uma auditoria nas contas da Cagepa”, lembrou.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) acompanhou, desde o início, os debates em torno do empréstimo e cumpriu o papel de agente ativo, ao propor discussões apartidárias focadas nos interesses da Cagepa enquanto instituição pública, patrimônio dos paraibanos.
Aprovada a matéria, a entidade prosseguirá acompanhando o andamento do caso. Por isso, nesta quinta-feira, 07, às 15 horas, promoverá um encontro com o deputado estadual Anísio Maia, na sede do sindicato. “O objetivo é explicar detalhadamente a autorização para o empréstimo e discutirmos a política estadual de saneamento”, explicou Wilton, acrescentando que o evento é aberto a participação do público e da imprensa.
