Notícias

21.10.2020
Stiupb reúne diretores e delegados sindicais para discutir proposta da Cagepa sobre o ACT 2020/2022

Diretores e delegados do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba – STIUPB, estiveram reunidos em caráter especial na noite desta terça-feira, 20, para tratar exclusivamente da nova proposta apresentada pela CAGEPA, enviado para o sindicato no final do dia 19/10/2020, para andamento das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022.

Na reunião, que aconteceu virtualmente, as propostas, item a item, foram avaliadas, discutidas e, no geral todos que participaram da reunião se mostraram perplexos com o que foi apresentado pela Companhia, com a retirada desnecessária de direitos, usando como justificativa a Pandemia do Covid-19.

A diretoria do Stiupb até compreende o momento difícil vivido pelo país e o mundo por conta do Coronavírus, mas entende também que a Cagepa tem passado muito bem à margem desse processo, as pessoas e as empresas não deixaram de pagar suas contas e há um superávit financeiro que tem classificado a Companhia como uma das melhores do País graças a luta diária do conjunto da classe trabalhadora.

A Cagepa está propondo, entre outros pontos prejudiciais, os congelamentos da progressão do plano de cargos e salários por antiguidade, além dos congelamentos dos salários, gratificações e do ticket alimentação, tudo isso por um período de até dois anos, bem como a possibilidade de demissão em massa em algumas hipóteses, tendo como argumento uma suposta dificuldade financeira.

No dia 24 de setembro ocorreu a última reunião entre a Diretoria do Stiupb e a Comissão de Negociação da Cagepa, onde foram discutidas detalhadamente as propostas para definição do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2020-2022). Na ocasião, a empresa apresentou uma segunda proposta com melhoria em alguns pontos questionados pelo Stiupb, de forma que houve pacificação em muitas cláusulas, porém, houve muito debate em outras que apresentam em nosso entendimento um retrocesso diante de avanços já conquistados pela classe trabalhadora, principalmente na última proposta enviada pela Cagepa, a qual, há cláusulas que se quer foram explanadas ao sindicato anteriormente.

O Stiupb tem se mostrado preocupado com as propostas apresentadas pela Cagepa, e nos mantemos firme e resistente para resguardar todos os direitos trabalhistas da categoria.

A diretoria do Stiupb comunica ainda que, publicará em breve edital convocando Assembleias, garantindo assim que cada trabalhador e trabalhadora possa deliberar sobre a proposta da Cagepa enviada ao sindicato para o ACT 2020-2022.

Primeira proposta da Cagepa enviada para o sindicato

Primeira_Proposta_apresentada_pela_Cagepa.pdf


Proposta da Cagepa enviada no dia 19/10/2020

PROPOSTA_DE_ACT_2020_2022_CAGEPA_19.10.2020.pdf

 

Outras notícias